HomeDicasINSS alerta sobre a aplicação de golpes da prova de vida

INSS alerta sobre a aplicação de golpes da prova de vida

INSS alerta sobre a aplicação de golpes da prova de vida

Atenção! Beneficiários do INSS devem ficar atentos aos golpes da prova de vida. Todas as informações você encontra aqui:

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sofrem todos os dias tentativas de golpes. No momento, o alvo dos criminosos, tem sido a aplicação de fraudes por meio da prova de vida. Isso porque, antes das mudanças, o procedimento ocorria de forma obrigatória todos os anos. Contudo, a partir do dia 2 de fevereiro de 2022, esse método deixou de ser obrigatório.

Pois agora, a prova de vida vai ocorrer pelo cruzamento de dados das bases do Governo do País. Dessa forma, o segurado somente vai se deslocar ao banco pagador do seu benefício, em últimos casos. Trazendo mais praticidade e facilidade para os segurados. Sobretudo, o INSS tem a responsabilidade de fazer o procedimento. Com isso, os golpes acabam multiplicando e gerando preocupação.

Conforme informações repassadas pelo INSS, os golpistas realizam a aplicação da fraude por ligações telefônicas. Assim, ligam para os segurados e repassam alguns de seus dados pessoais com o intuito de ganhar maior confiança. Além disso, em alguns casos o golpe pode acontecer pelo WhatsApp. No qual, solicitam que a foto do seu RG seja encaminhada para fazer a prova de vida.

Então, o segurado enviando as fotos de seus documentos, os criminosos conseguem concretizar a aplicação da fraude. Pois com a documentação em mãos, conseguem por exemplo, fazer a contratação de empréstimos consignados, fazer retirada de dinheiro, entre outros.

Alertas do INSS:

Nesse sentindo, com a ampliação de golpes diária. E, os segurados sofrendo com eles e perseguição constante, o INSS informou que:

“O INSS não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Não devem ser passados, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários.”

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Desse modo, se você receber qualquer ligação, desligue imediatamente. E, não informe qualquer dado seu, seja em relação ao seu benefício ou pessoal. Contudo, as tentativas de golpe tem crescido por meio de mensagens de WhatsApp, Telegram, carta, e-mail, entre outros meios de comunicação.

Quais situações os golpes podem acontecer?

De modo geral, os criminosos tem uma boa conversa, com o intuito de atrair os segurados do INSS e assim ganhar confiança. Bem como, se passam por servidores da Autarquia, solicitando que façam o envio dos seus dados, para que então, seja feita a prova de vida. Caso contrário, informam que podem ter seu benefício cancelado ou pagamentos bloqueados.

Lembre-se o Instituto não faz contato através de ligação telefônica ou mensagem por WhatsApp. Muito menos, solicita o encaminhamento de documentos e senhas. Por isso, se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento (telefone 135) ou pelo Meu INSS.

Evitando assim, maiores complicações e que acabe sendo vítima desses criminosos que olham para os segurados como “presas” fáceis. Isso porque, seus dados permitem que eles tenham acesso ao seu benefício. E, além disso, as vantagens que são ofertadas para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.