HomesalárioSaiba o que não pode ser descontado em caso de Faltas no...

Saiba o que não pode ser descontado em caso de Faltas no trabalho

Descontar faltas no trabalho pode ser uma ótima maneira de garantir que o seu funcionário cumpra com as suas obrigações. No entanto, existem algumas regras a considerar antes de descontar qualquer falta. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre os descontos por falta:

É comum em caso de falta, as empresas tomarem a decisão de descontar o numero de horas do salário final do trabalhador…Contudo, em algumas situações específicas, o trabalhador tem o direito de faltar sem que haja nenhum desconto do salário final pelas faltas no trabalho.

Confira abaixo as situações permitidas.

Leia em seguida: Microempreendedor deve emitir NFS-e a partir de janeiro de 2023

Faltas no trabalho: Levar os filhos ao médico

É postulado na lei, que o pai ou a mãe podem sim faltar até um dia por ano para encaminhar os filhos a uma consulta médica. Contudo, essa falta só é permitida para o responsável pela criança, quando estes estão numa idade de zero a seis anos.

Para isso se mostra necessário a apresentação de atestado médico para justificar o dia da consulta, sendo assim tal atestado não pode constar como de doença e deve ser registrado como de acompanhamento. O trabalhador deve entregar ao departamento de gestão de pessoas cerca de 48 horas antes da consulta.

Leia em seguida: Maravilha! Governo anunciou: Salário mínimo vai subir – Confira

Acompanhar pré-natal

É possível abonar as faltas no trabalho também quando o trabalhador precisa acompanhar a esposa ou companheira em exames pré-natal, podendo dessa forma ter uma falta, com limite de até seis vezes ao ano.

A explicação por trás dessa regra é porque a ausência justificada está limitada às horas necessárias para as consultas em questão, no caso, se o trabalhador faltar durante um período, poderá iniciar o expediente no outro.

Faltas no trabalho: Casamento

Em casos onde o trabalhador vai se casar, concedida assim uma licença de até três dias, para os professores geralmente têm um tempo maior, de nove dias.

Falecimento na família

No caso de haver morte na família (cônjuge, filhos, avós, pais, irmãos ou alguém que tenha dependência financeira do trabalhador). Vai assim se mostrar permitido que ele fique ausente do trabalho até dois dias. No caso de professores, estes podem ficar até nove dias sem lecionar.

Doação de sangue 

O trabalhador sendo doador de sangue, tem o direito de faltar a cada 12 meses para efetivar a doação.

Licença-maternidade

de fato é um direito das trabalhadoras a licença-maternidade, de acordo com o que consta na lei, o prazo de descanso é de 120 dias a partir do parto. Em alguns casos é possível uma antecipação de 30 dias que já são contados, essencialmente em casos de gravidez de risco, desse modo o empregador pode, aumentar o tempo em mais 60 dias, chegando assim a 180 dias de afastamento.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui