Home14° SalárioO salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui

O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui

Os beneficiários do Instituto tem a chance de receber o salário dobrado Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por causa de um projeto de lei que sugere esse pagamento dobrado no mês de janeiro durante dois anos consecutivos. Em 2022, o então Deputado Antonio Furtado criou o projeto de lei 809/2022.

Essa projeto de lei tem como principal objetivo, liberar um valor extra para alguns grupos de pessoas através do pagamento do salário em dobro no mês de janeiro durante dois anos seguidos. Primeiramente a ideia do projeto era que esse dinheiro fosse pago nos anos de 2020 e 2021.

Mas, não são somente esses grupos que vão ter direito a esse dinheiro extra no começo do ano. Confira melhor no artigo a seguir mais informações sobre o salário dobrado do INSS e quais são os grupos que tem direito a esse empréstimo no começo do ano!

Leia em seguida: Cartão do Auxílio Brasil: Como solicitar

Quando vai ser feito o pagamento do salário dobrado do INSS?

O PL 809/2022 quer disponibilizar o valor do salário dos segurados todo mês de janeiro em forma de empréstimo. Ou seja, no começo do mês de janeiro, o segurado vai poder fazer o pedido do adiantamento do seu salário do INSS.

A ideia desse desse empréstimo é que em todo mês de janeiro é por conta dos gastos a mais que temos no começo de cada ano. Confira a seguir alguns desses gastos:

  • IPTU
  • IPVA
  • Material escolar
  • Gastos com festas de fim de ano/presentes

Além de que o cidadão teria o ano inteiro para ir pagando esse empréstimo, sem ter que ficar sem nenhum dinheiro no bolso em fevereiro.

Dessa forma, paga o valor emprestado em parcelas iguais e sem acréscimo de juros durante os 11 meses subsequentes mais o 13º salário. Como já falado anteriormente, não são apenas os beneficiários do INSS que poderão receber o salário em dobro.

Leia em seguida: Maravilha! Governo anunciou: Salário mínimo vai subir – Confira

Quais os grupos que tem direito ao salário dobrado INSS?

Confira a seguir os grupos que tem direito ao salário dobrado do INSS:

  • Aposentados e pensionistas do INSS
  • Militares
  • Servidores públicos
  • Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas
  • Auxílio Brasil

Leia em seguida: Você tem mais de 60 anos? Veja aqui como economizar dinheiro!

Como eu faço o pedido do abono extra?

Para fazer o pedido desse valor, basta que o titular, tutor ou um representante legal faça uma solicitação na próprio instituição bancária do segurado. Caso você vá solicitar por meio de um tutor ou representante legal, é importante que ele tenha os dados cadastrados na Instituição bancária pagadora do salário e no Órgão responsável pelo repasse do pagamento.

Se você gostou das informações sobre o salário dobrado INSS, não deixe então de ver os links abaixo para não perder nenhuma novidade sobre a liberação desse abono extra:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI ENTÃO E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscre