HomeAuxílio BrasilAUXÍLIO TAXISTA: Quem tem DIREÍTO e DATAS de pagamento

AUXÍLIO TAXISTA: Quem tem DIREÍTO e DATAS de pagamento

O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou nesta segunda-feira, 25, o cronograma de pagamento do auxílio taxista, que deverá ser pago em seis parcelas entre agosto e dezembro, com pagamentos mensais de R$ 1.000.

O auxílio, chamado de Benefício Emergencial do Taxista (BEm-Taxista), faz parte de um pacote de benefícios criado pela PEC (Proposta de Emenda à Constituição) kamikaze promulgada no Congresso no dia 14.

Assim como o auxílio aos caminhoneiros, o benefício, então criado pelo governo para compensar a alta dos preços dos combustíveis nos últimos meses. Além disso, as emendas aprovadas também elevaram o valor mínimo do Auxílio Brasil de 400 reais para 600 reais e aumentaram o valor dos vouchers de gás.

Quem tem o direito ao Auxílio Taxista ?


De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, os taxistas que possuem alvarás ou alvarás registrados na prefeitura ou no distrito federal e que, entre outros requisitos, possuam carteira de habilitação estadual válida têm direito ao auxílio.

O ministério pediu ao conselho da cidade dados sobre taxistas registrados. Essas informações devem ser enviadas entre os dias 25 e 31 de julho. No entanto, os sistemas governamentais reabrirão novamente entre 5 e 15 de agosto para os municípios que não entregaram suas informações no primeiro prazo.

Dessa forma, a distribuição dos benefícios acaba realizada a partir desse banco de dados de profissionais que possuem o cadastro municipal para prestação de serviços. Portanto, os taxistas não precisam se cadastrar ou tomar providências para receber esse benefício.

Calendário de pagamentos do auxílio para taxista

Confira o calendário de pagamentos das seis parcelas do auxílio. As duas primeiras parcelas serão pagas no dia 16 de agosto:

ParcelaData de pagamento
Primeira parcela16 de agosto
Segunda parcela16 de agosto
Primeira parcela30 de agosto (para as prefeituras que perderem o 1º prazo)
Segunda parcela30 de agosto (para as prefeituras que perderem o 1º prazo)
Demais parcelasEntre setembro e dezembro
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, as duas primeiras parcelas a serem pagas em 30 de agosto referem-se a municípios que não conseguiram enviar dados na primeira parcela. Além disso, o ministério ainda não divulgou as datas de pagamento das outras quatro parcelas, mas o valor deve ser depositado entre setembro e dezembro.

Como será pago o valor do auxílio?


O governo não divulgou informações sobre como os pagamentos serão repassados ​​aos trabalhadores. No entanto, um estatuto deve ser emitido para regular os detalhes dos pagamentos de benefícios.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui