HomePISABONO EXTRA: 5 anos de prazos para futuras retiradas! Entenda

ABONO EXTRA: 5 anos de prazos para futuras retiradas! Entenda

Entenda aqui como funciona os 5 anos de prazos para futuras retiradas dos valores de abono extra do PIS na Caixa. Porém de acordo com a Resolução 838, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que foi publicada em 24 de setembro de 2019, a retirada desse dinheiro ainda pode ser feita pelo trabalhador durante esses cinco anos seguintes após o encerramento do cronograma de pagamentos.

Mas vale ressaltar que nesse caso o cidadão vai ter que esperar um pouco para conseguir receber o abono extra. Esse benefício vai voltar a ficar disponível somente no calendário de pagamentos do próximo ano-base.

Leia em seguida: Quem votou contra a PEC dos Auxílios

Calendário do abono extra do PIS para 2023?

Normalmente, o abono extra fica disponível para saque no entre julho de um determinado ano a junho do ano seguinte, e além disso os pagamentos levam em conta a agenda conforme o mês de nascimento dos trabalhadores.

Ou seja, em teoria o novo cronograma deveria estar próximo de se iniciar. Porém, o governo federal fez um anuncio que deverá liberar os pagamentos referentes ao calendário 2021/2022 (ano-base 2020) somente no ano que vem. Desse modo, o direito de fazer a retira do abono extra agora ou em anos anteriores pode voltar ainda esse ano!

Leia em seguida: Pagamentos da Revisão do Artigo 29: ÚLTIMO DIA

Salário pago em 2020/2021

De acordo com o próprio Banco do Brasil se o cidadão não tenha sacado o abono salarial 2020/2021 (ano-base 2019) que está dentro do calendário anual de pagamentos, o valor tem que ser solicitado ao Ministério da Economia por meio do “Alô Trabalhador”, usando o telefone 158.

Ainda não foi informado pela Caixa o procedimento que vai ser adotado. Mas existe o telefone 0800-726-0207 para atendimentos sobre abono extra do PIS.

Vale ressaltar que esse abono salarial é feito por meio da Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada, com direito ao PIS, e pelo Banco do Brasil (BB) aos militares, aos servidores e aos empregados de empresas públicas, que recebem o benefício do Pasep.

Leia em seguida: O segurado do INSS tem direito a mais de um benefício!

Quem tem direito a esses valores?

Tem direito ao abono salarial o trabalhador que recebeu até dois salários mínimos no ano-base, está há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e trabalhou por pelo menos 30 dias com registro formal no ano de referência

É preciso ainda que os dados do trabalhador estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018 e/ou 2019.

O valor do benefício varia conforme o número de meses trabalhados, atingindo o máximo de um salário mínimo (R$ 1.100) para quem trabalhou durante os 12 meses do ano. Quem trabalhou por um mês, por exemplo, tem direito a R$ 92 de abono – Fonte Extra Globo

Gostou das informações sobre o abono extra do PIS? Veja então os links a seguir sobre o blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI AGORA E TENHA ACESSO A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK !

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!