HomeDinheiroVALORES A RECEBER: Confira as novidades relevadas pelo banco Central!

VALORES A RECEBER: Confira as novidades relevadas pelo banco Central!

A segunda fase da consulta dos valores a receber em bancos no site valoresareceber.bcb.gov.br está preste a ser retomada. Depois da greve dos servidores do Banco Central do Brasil (BC), que acabou adiando a nova fase prevista para começar em 2 de maio, acabou. Porém ainda não temos um data oficial para o Banco Central iniciar a segunda fase, que terá mais de R$ 4,1 bilhões para ser retornado aos cidadãos brasileiros!

Confira no artigo a seguir como vai funcionar a segunda fase da consulta dos valores a receber que está muito próxima de ser liberada!

Leia em seguida: Acompanhe o PAGAMENTO do seu Auxílio Caminhoneiro por aplicativo

Veja: a nova fase de consulta vai incluir novas fontes de valores a receber!

A segunda fase da consulta dos valores a receber nos bancos e instituições financeira, vai ser incluído mais sete novas fontes de recursos que não foram sacados.

Com a previsão de ser iniciada no começo de maio, a segunda fase da consulta a valores esquecidos vai ter mais de R$ 4,1 bilhões de reais a retornados aos cidadãos brasileiros em sete novos casos possíveis de esquecimento.

Confira a seguir essas situações:

  1. Em algumas parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não estão previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  2. Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  3. Entidades em liquidação extrajudicial;
  4. Fundo Garantidor de Crédito;
  5. Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Na primeira parte da consulta dos valores a receber, acabou em abril, os casos possíveis de recebimento do dinheiro esquecido foram:

  1. contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
  2. tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC;
  3. cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito,
  4. recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Vale ressaltar que a consulta do dinheiro esquecido em bancos está no momento suspensa.

Leia em seguida: Aniversariantes de agosto podem sacar o FGTS antecipadamente!

Entenda o passo-a-passo da consulta e saque do dinheiro esquecido!

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
  3. Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar
  4. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  5. Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência,
  6. Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Você cidadão não precisa então se preocupar com seu direito sobre os valores a receber do Banco Central. De qualquer forma eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário.

Você gostou das notícias sobre os valores a receber do Banco Central? Veja então os links a seguir para se manter atualizado aqui no Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI AGORA MESMO E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI AGORA MESMO E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida:Auxílio Gás: como a queda afeta o bolso dos consumidores?

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS 2023? Veja aqui