HomeAposentadoSaiba se você pode se BENEFICIAR do ADICIONAL de 25% para aposentados...

Saiba se você pode se BENEFICIAR do ADICIONAL de 25% para aposentados do INSS

Muitos trabalhadores têm direito ao adicional de 25% para aposentados do INSS, mas nem todos sabem disso. Esse benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos segurados que cumprem determinadas condições.

Para ter direito ao adicional de 25% do INSS, o segurado precisa:

  • Estar afastado do trabalho por incapacidade temporária;
  • Receber auxílio-doença acidentário;
  • Ou perceber pensão por morte acidental.
    O valor desse benefício corresponde a um percentual extra sobre o Auxílio-Doença e Pensão Por Morte, calculado sobre os proventos mensais devidos pelo INSS. Ele não é cumulativo com outros benefícios pagos pelo instituto, com exceção da Renda Mensal Vitalícia (RMV). Veja a seguir os detalhes de como funciona a pensão por invalidez.

Como funciona a pensão de invalidez para aposentados INSS

O adicional de 25% é o valor que pode ser acrescido à pensão por invalidez do segurado, o que indica a necessidade de cuidados ou assistência permanentes.

Esse direito é estabelecido de acordo com o artigo 45 da Lei nº 8.213/1991. O Decreto nº 3.048/1999 estabelece em seu Anexo 1 outras circunstâncias que podem ser exigidas pelo segurado:

  • Condições que requerem repouso contínuo no leito
  • Incapacidade permanente de realizar atividades diárias
  • Completamente cego
  • perder nove ou dez dedos
  • Paralisia das extremidades superiores ou inferiores
  • Perda das extremidades inferiores acima de ambos ou pés, quando as próteses não podem ter usadas
  • Perda de uma mão e dois pés, embora próteses estejam disponíveis
  • Perda de membros superiores e inferiores quando as próteses não podem ter uso
  • Alterações intelectuais

Como você pode ver, por lei, esse valor adicional de aposentadoria é apenas para aposentados que se aposentam por invalidez.

No entanto, há muito debate sobre por que esse direito não se estende a outros tipos de aposentadoria. E foi exatamente isso que o Supremo Tribunal decidiu em 2018. 

Debate sobre quais categorias de aposentados INSS tem direito aos 25% extras

Os casos decididos pelo STJ tiveram origem no estado do Rio Grande do Sul. Um trabalhador rural aposentado por idade pede mais 25% de seu INSS porque precisa de cuidados permanentes. O instituto não acatou o pedido, alegando que o direito vale apenas para aposentados com deficiência.

O agricultor então entrou com uma ação judicial para tentar derrubar a negação. No entanto, o pedido não acatado pelo juiz de primeira instância, que concordou com os motivos do laudo do INSS. Assim, ela recorreu ao Tribunal da Quarta Comarca do Distrito Federal (TRF-4), que entendeu que o benefício deveria acabar concedido a todos os tipos de aposentados.

Em agosto de 2018, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu então estender esse direito a todos os tipos de aposentados.

Dito isso, até então qualquer aposentado que precise de ajuda de terceiros pode pedir ajuda adicional.

Supremo Tribunal federal rejeita os 25% extra para todos os aposentados

Em junho de 2021, os ministros do STF votaram por maioria para rejeitar uma bônus de 25% para todas as aposentadorias. Portanto, fica estipulado que este é um direito apenas dos com deficiência.

De acordo com a decisão, aposentados não tem direito a pagamentos adicionais, mesmo aqueles que se aposentam de outras formas que requeiram ajuda de terceiros em tarefas básicas do dia a dia.

Como reivindicar a taxa extra de 25% para aposentados com deficiência

Aposentados podem reivindicar o adicional de 25% quando solicitarem ao INSS a aposentadoria e após a aposentadoria. Você precisará passar por um exame médico.

Por fim, caso possua dúvidas sobre esse acréscimo, ou o pedido for negado no INSS, procure um advogado com foco em direito previdenciário.

 

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.