HomeCartão de CréditoLIMITE de crédito Consignado do INSS AUMENTA em 45%

LIMITE de crédito Consignado do INSS AUMENTA em 45%

A margem do empréstimo salarial do INSS aumentará. A medida, aprovada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, dará aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social a oportunidade de cobrir benefícios de até 45%.

Atualmente, o depósito do empréstimo salarial do INSS é de 40%, e esse percentual é distribuído de duas formas. O primeiro é igual a 35% e é dedicado a empréstimos e financiamentos.

Segundo, previsto na Lei do Presidente da República (PL), incluindo o aumento do desconto em folha de pagamento para cartões de crédito consignado e INSS. A nova margem para esta abordagem é de 5%.

No entanto, o novo percentual não representa uma decisão do governo federal. Dessa forma, bancos e instituições financeiras terão a oportunidade de escolher se querem adotar o novo modelo de crédito consignado com 45% do INSS ou manter os atuais 35%.

Até o momento, apenas o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) indicaram que estão em fase de avaliação da proposta. Outros bancos ainda se recusam a oferecer novas oportunidades de crédito.

Nesse sentido, o instituto, além de intensificar a fiscalização dos extratos para evitar fraudes, também deu o alarme aos beneficiários. Com a confirmação da nova linha de crédito consignado, criminosos têm se aproveitado dela para fraudar empréstimos sem a anuência do beneficiário.

O que é o Credito consignado do INSS ?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo concedido a funcionários públicos e pensionistas. Com o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, este tipo de financiamento tem condições especiais para quem precisa realizar um sonho ou fazer face a imprevistos.

Críticas ao crédito


O modelo de crédito consignado do INSS tem sido fortemente criticado por entidades profissionais, notadamente a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Como consultar os pagamentos do INSS?

Os segurados da autarquia podem consultar o extrato de pagamento de forma 100% online, através do site ou aplicativo de celular. Confira como fazer!

Pelo site:

  1. Primeiramente, acesse o site Meu INSS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Clique na opção “Serviços”;
  4. A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  5. No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  6. Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  7. Em conclusão, a relação com os pagamentos recebidos no período será exibida e será possível baixar na opção “Baixar PDF”.

Pelo aplicativo de celular:

  1. Baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  4. Ademais, selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  5. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  6. Por fim, para imprimir ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui