HomeInssINSS: Ainda preciso fazer A Prova de vida? Veja as novas regras

INSS: Ainda preciso fazer A Prova de vida? Veja as novas regras

A Prova de vida é um processo simples que garante que os beneficiários do Seguro Social estejam recebendo o benefício certo. É uma maneira de reduzir o pagamento indevido e a fraude, além disso, ajuda a assegurar que as pessoas continuem elegíveis para os programas.

O Processo da Prova de Vida: Com base nas informações fornecidas pelos contratantes inicia-se o cruzamento em bancos de dados nacionais e internacionais com foco em obter certificados digitais comprovando sua existência física (biometria). Uma vez confirmada sua existência através dos documentos solicitados, seus dados são enviados às principais instituições financeiras para fins cadastrais.

Como ficou a prova de vida do INSS

Desde 2020, a comprovação de vida do INSS está atrasada devido à pandemia de Covid-19. No entanto, em 2 de fevereiro deste ano, o governo publicou o Decreto nº 1.408 no Diário Oficial da União (DOU).

Pelas novas regras, a partir de agora, o INSS será responsável por verificar se o segurado não faleceu. Anteriormente, os aposentados tinham que provar que estavam vivos. Isso acontece nas agências bancárias onde os cidadãos recebem benefícios.

Caso o beneficiário da Previdência Social tenha cadastrado a biometria facial no Detran ou no Tribunal Superior Eleitoral, o procedimento pode realizado de forma digital por meio do aplicativo Meu INSS.

No entanto, para os idosos com mais de 80 anos ou com mobilidade reduzida, o INSS pode solicitar uma visita domiciliária. No entanto, as novas regras deixam claro que aposentados e pensionistas só irão ao banco pedir comprovante de vida se assim o desejarem.

Portanto, a Prova de Vida do INSS deve agora cruzar as bases de dados do governo para provar que o segurado está vivo. Essas informações incluem: pesquisas eleitorais, registro de transferência de carga, vacinações, negociações do SUS, etc.

Portanto, o INSS considerará o aposentado ou pensionista vivo se houver alteração nos últimos dez meses relacionada à data de nascimento do segurado. No entanto, caso não tenha ocorrido nenhum movimento de qualquer tipo durante esse período, a prefeitura utilizará outro meio de comprovação.

INSS Pretende criar novo sistema para prova de vida

Além disso, vale destacar que o INSS pretende criar um sistema específico para realizar a prova de vida. Nele, fotos de arquivos podem ter seu envio junto com outras possibilidades. De qualquer forma, o aplicativo deve estar disponível apenas a partir de 2023.

Por fim, vale destacar que o mês de aniversário do segurado como data para a efetivação do comprovante de vida não mudou, e as novas regras estão em vigor desde a publicação da portaria em fevereiro.

Agora, se você gostou das informações que foram passadas sobre o pagamento do Prova de vida, não deixe de conferir os links que estão a seguir para não perder nada:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E E VEJA A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!