HomeFGTSConheça a plataforma Integra Contador da Receita Federal

Conheça a plataforma Integra Contador da Receita Federal

A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Agência Federal de Processamento de Dados (Serpro) anunciaram que vão oferecer uma nova plataforma de prestação de serviços contábeis e fiscais, o Integra Contador.

A ferramenta permitirá o acesso automático a um conjunto de informações que, até agora, só estavam disponíveis por meio de consultas individuais no Centro Virtual da Receita Federal (e-CAC).

Os principais serviços incluem até então a consulta e transmissão de Declarações de Débitos e Créditos Federais (DCTFWeb) junto ao Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEI), Previdência Social e outras entidades e fundos, consulta de pagamentos, lançamento de lançamento de imposto federal (DARF) e muito mais.

Leia em seguida: Auxílio alimentação: MP exclui pagamento em dinheiro

Como funciona o sistema oferecido pela Receita Federal

De acordo com a Receita Federal, o sistema vai oferecer, cerca de 27 serviços em sete APIs (Application Programming Interface).

Os principais estão os relacionados ao Simples Nacional e MEI, consulta e transmissão de DCTFWeb, consulta de pagamentos realizados, emissão de DARF, e alguns outros.

Essa Plataforma pode ser obtida por meio da Loja Serpro e a data ainda não foi divulgada. Porém as informações que estão disponíveis no momento é que para obter a solução será necessária a utilização de certificado digital e-CNPJ.

Vale ressaltar que todas as consultas a dados só vão ser permitidas após a conferência da autorização do proprietário das informações ou então de seu procurador. Vale então lembrar também que a autorização do procurador deverá ser realizada previamente, pelo e-CAC.

Em seguida, Confira as funcionalidades que vão estar disponíveis:

Leia em seguida: Sem limites de linha de crédito: o consignado do INSS agora é ainda melhor!

Funcionalidades: 

APIFUNCIONALIDADES
Integra SN (Simples Nacional)Permite a entrega e consulta da declaração do Simples Nacional (PGDAS-D), além da geração do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
Integra MEI (Microempreendedor Individual)Permite a geração do DAS além de consultar a dívida e atualizar o benefício
Integra DCTFWEB (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos)Permite a transmissão e consultas da DCTF, além da geração do DARF referente à declaração
Integra SICALWEB (Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais)Permite a geração de DARFs
Integra PagamentoPermite a consulta de comprovantes de pagamento
Integra Caixa PostalPermite a consulta de mensagens da caixa postal RFB do contribuinte
Integra ProcuraçõesPermite a consulta de procurações eletrônicas do contribuinte

Leia em seguida: Qual a idade mínima para aposentar em 2023?

Gostou das informações sobre o novo sistema que vai ser liberado pela Receita Federal? Então confira os links a seguir para se manter atualizado aqui no Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui