HomeFGTSTudo sobre a nova modalidade de Saque FGTS que o governo quer...

Tudo sobre a nova modalidade de Saque FGTS que o governo quer implementar

Um novo Saque FGTS vem ai! Com a inflação bem acima da média, os brasileiros encontraram várias maneiras de passar pela crise sem baixar o padrão de vida. O Ministério do Comércio recebeu clientes com poder aquisitivo reduzido, por isso diversificou suas formas de pagamento e agora também conta com o FGTS.

Sim, você leu certo, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já está disponível para compras no varejo. Com os índices de criminalidade aumentando e as vendas caindo em algumas áreas do comércio, os lojistas estão diversificando as formas de crédito e pagamentos para garantir que os consumidores continuem comprando.

Saque FGTS: Nova modalidade

Neste caso a proposta do projeto de lei visa autorizar o saque FGTS para trabalhadores que pedem sua demissão. Desse modo o PL nº 1747/22, proposto pelo deputado Laercio Oliveira, indicam uma mudança na Lei nº 8.036/90, que regulamenta o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A normativa permite exceções nos casos de aposentadoria, financiamento imobiliário e tratamento de doença grave.

Quando pode sacar o FGTS?

Só se pode usar seu FGTS caso se enquadre em algumas situações específicas, como:

  • Na aposentadoria, também tem esse direito dessa forma também se tiver idade igual ou superior a 70 anos;
  • Quando você ou seu dependente for portador do vírus HIV, pode usar seu FGTS. Em caso de câncer, estágio terminal em razão de doença grave, também pode sacar o dinheiro;
  • Você tem esse direito, se precisar adquirir uma órtese ou prótese não relacionada a uma cirurgia e listada na tabela do SUS.
  • Você pode usar seu FGTS na demissão, feita pela empresa e na condição de estar sem justa causa. É possível sacar o dinheiro na rescisão por acordo ou extinção da empresa ou assim, no término do contrato .
  • Você também pode usar o FGTS ao amortizar, liquidar o saldo devedor ou pagar parte das prestações de um financiamento imobiliário ou consórcio. O valor de avaliação do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão.

Além disso:

  • Trabalhadores de diversos municípios brasileiros em estado de calamidade pública ou situação de emergência – reconhecidas pelo Governo Federal – podem sacar parte FGTS. Para isso, é necessário que o trabalhador tenha assim um saldo positivo na conta FGTS, além de não ter realizado saque por motivo maior em período menor que 12 meses.
  • Você também pode usar seu FGTS quando a conta permanecer sem depósito por três anos ininterruptos.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui