HomeDicasRestituição 2022: Data final de AGOSTO esta chegando!

Restituição 2022: Data final de AGOSTO esta chegando!

As consultas para a 4ª parcela do Reembolso do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de Restituição 2022 serão abertas no dia 24 de agosto. Só em 2022, a Receita Federal recebeu mais de 36,3 milhões de retornos, 2 milhões a mais do que o esperado.

O contribuinte que enviou a declaração queria algum reembolso. No entanto, eles só são liberados para verificar se serão incluídos em algum lote de reembolso uma semana antes da data de pagamento.

Restituição 2022: Como funciona?

A restituição do imposto de renda acontece a partir de um cálculo que a Receita Federal faz, de forma automática, durante o preenchimento da declaração do IR.

Desse modo, a partir das despesas dedutíveis informadas, no final da declaração o contribuinte já tem a informação de qual valor volta para sua conta em forma de restituição.

desse modo, caso haja descontos advindos da fonte de renda no decorrer do ano, ao final da declaração se constata que o pagamento de Imposto de Renda se viu maior do que deveria durante tal ano e dessa forma você tem o valor estornado.

Você também pode conseguir mais restituição por informar corretamente todas as despesas dedutíveis durante 2021. A Receita Federal calcula assim o que você deve de imposto e o que já foi pago e faz um balanço que pode resultar em saldo positivo para você. Esse valor, que aparece ao final da sua declaração, é pago em lotes.

Como saber em qual lote posso receber?

Para ter acesso a essa informação, basta consultar o lote de restituição, para isso é necessário entrar no site da receita federal, informando assim o CPF e a data de nascimento. Caso tenha uma restituição a receber, já vai constar a seguir em qual lote você receberá.

Leia em seguida: Veja as projeções para os valores de aposentadoria em 2023

Cronograma dos lotes de restituição do IRPF 2022

  • 1 lote: 31 DE MAIO
  • 2 lote: 30 DE JUNHO
  • 3 lote: 29 DE JULHO
  • 4 lote: 31 DE AGOSTO
  • 5 lote: 30 DE SETEMBRO

Quem recebe primeiro:

  1. Quem tem mais de 80 anos.
  2. Quem possui deficiência mental ou física, doenças graves ou quem tem algum dependente nessas condições.
  3. Quem tem a partir de 60 anos.
  4. Quem possui o magistério como a maior fonte de renda.
  5. Por fim, por ordem de entrega da declaração.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.