Homeauxílio caminhoneiroCaminhoneiros já podem fazer a autodeclaração para receber auxílio

Caminhoneiros já podem fazer a autodeclaração para receber auxílio

O Auxílio Caminhoneiro começou este mês, e os trabalhadores autônomos que ainda estão fora da cidade podem reivindicá-lo. O período de autodeclaração para recebimento da primeira e segunda parcelas é até 29 de agosto.

Quem fizer a autodeclaração até o final do mês e cumprir as regras do programa receberá as duas primeiras parcelas de R$ 1.000 no dia 6 de setembro.

Os profissionais com status “ativo” no Cadastro Nacional de Transportadores Rodoviários (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) devem se autodeclarar, mas não possuem registro de operações de transporte rodoviário de cargas nesse período. ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, todos os profissionais nesta situação serão notificados no sistema governamental. A autodeclaração pode ser feita no Portal Emprega Brasil, por meio de login no Gov.br, ou no aplicativo de carteira de trabalho digital para garantir que estão aptos a realizar as operações de envio.

Na primeira parcela, em 9 de agosto, mais de 190 mil pessoas tiveram direito às duas primeiras parcelas do Benefício Caminhoneiro – TAC, referentes aos meses de julho e agosto. O governo estima que cerca de 900 mil caminhoneiros autônomos terão direito ao benefício.

Pagamento do Auxílio Caminhoneiro pelo Aplicativo Caixa Tem

Diferentemente do aplicativo da Caixa, o Caixa Tem atende exclusivamente para que os brasileiros possam utilizar a caderneta de poupança social digital utilizada pelo governo para pagar os mais diversos benefícios, como o próprio auxílio ao caminhoneiro.

Com o Caixa Tem, o cidadão poderá usufruir do benefício, podendo utilizar cartões de débito ou virtuais para fazer compras, transferir dinheiro, pagar contas e enviar transferências bancárias e Pix para outras pessoas.

Vale lembrar que o uso do aplicativo é exclusivo da Caixa Digital Poupança Social, tanto a conta quanto o aplicativo são de acesso totalmente gratuito, assim como os serviços prestados.

O Caixa Tem pode ser baixado diretamente para o seu telefone na loja de aplicativos:

Clique aqui para baixar o Caixa Tem no seu celular Android;
Clique aqui para baixar o Caixa Tem no seu celular iOS.

Quem tem direito ao Auxílio caminhoneiro?

Os caminhoneiros brasileiros foram duramente atingidos pela pandemia de COVID-19. Muitos tiveram que parar suas atividades e ficaram sem renda para sustentar suas famílias. O Auxílio Caminhoneiro 2022, então criado para ajudar esses trabalhadores a superarem esse período difícil.

É importante esclarecer que não é necessário cadastro para receber o benefício de 1000 reais. Isso porque o governo usará dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para selecionar os profissionais que têm direito ao benefício.

Para esclarecer, os benefícios serão pagos em seis parcelas, de agosto a dezembro.

No entanto, a parcela de agosto será dobrada, pois será pago o benefício do mês correspondente, bem como a parcela retroativa de julho.

Calendário de pagamentos

Confira as datas em que o Auxílio caminhoneiro será pago:

  • 1ª e 2ª parcela: 9 de agosto;
  • 3ª parcela: 24 de setembro
  • 4ª parcela: 22 de outubro;
  • 5ª parcela: 26 de novembro;
  • 6ª parcela: 17 de dezembro.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Leia em seguida: O salário dobrado do INSS foi adiado para 2023? Veja aqui