HomeInssVocê terá seu benefício bloqueado pelo INSS em 2022?

Você terá seu benefício bloqueado pelo INSS em 2022?

Você terá seu benefício bloqueado pelo INSS em 2022?

Neste ano de 2022, INSS terá que adotar novas medidas em um procedimento para os aposentados e pensionistas! Confira:

Nesta última sexta-feira, 4 de fevereiro, foi publicada uma nova portaria no Diário Oficial da União no qual realiza alterações nos procedimentos de prova de vida aos aposentados e pensionistas do INSS. Dessa forma, neste ano de 2022, devido às novas medidas a serem tomadas, o INSS não pode bloquear o benefício do segurado pela falta do procedimento.

Leia mais: Saiu as datas de pagamento do 14º salário e 13º salário

Mudanças na prova de vida 2022:

Através dessa nova portaria, no momento que foi divulgada, as novas mudanças a serem tomadas pelo INSS começou a valer. Com isso, os aposentados e pensionistas que nesse ano, que precisavam realizar a prova de vida no mês do seu respectivo mês de aniversário, não precisam mais se preocupar com o procedimento.

A portaria impõe que os beneficiários do INSS, não realizem mais a prova de vida presencialmente em alguma agência bancária ou da previdência social. Como grande parte dos aposentados se encontram em grupos de risco, sendo também mais difícil destes se locomoverem, o processo não será mais em agências.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Dos 36 milhões de aposentados que temos no nosso país, cerca de 5 milhões são idosos com mais de 80 anos de idade! Se tornando mais perigoso estes saírem de casa só para realizar o procedimento e ainda mais com os casos de covid-19 só crescendo.

Dessa forma, o INSS passou a ficar encarregado de realizar a prova de vida com as informações vindas das bases de dados de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados. Como acessando meu INSS, renovações de documentos que exigem ser realizados presencialmente e entre outros.

Podemos ter situações que se torna necessário o aposentado do INSS realizar a prova de vida presencial, portanto, este será avisado previamente pelo instituto e, será encarregado de mandar algum servidor na residência do aposentado, dessa forma, mesmo assim o beneficiário não precisará sair de casa.

Dica Bônus: 

Ative as notificações do Portal Financeiro, assim você vai ficar sempre atualizado sobre as últimas notícias!

Viu isso? Saque agora mais de R$1400 liberados pelo INSS

Se você gostou das informações sobre as mudanças da prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.

CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!