HomeAposentadoriaVocê se aposentou antes de 2021? Veja agora GRANDE NOTÍCIA!

Você se aposentou antes de 2021? Veja agora GRANDE NOTÍCIA!

Uma relevante parcela de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão dormir mais tranquilos por conta de uma tremenda notícia. Nesse sentido, é válido estar por dentro de todas as informações.

Estamos falando mais precisamente sobre a determinação do instituto sobre a suspensão de novos descontos de mensalidades associativas. Abordaremos logo na sequência todas as novidades sobre o caso em questão.

Regra inédita sobre a adesão de mensalidade associativa do INSS

senhor sorrindo e comemorando
Milhões de aposentados da Previdência Social serão beneficiados com a nova regra. (Fonte: Freepik)

A partir deste mês de maio, não será mais aceito a inclusão de novas adesões de mensalidade associativa dentro da folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo os anteriores ao mês de setembro de 2021, data que aposentadorias e pensões ficam liberadas com restrição para adesão.

Leia mais: Atenção Brasileiros: Multa mínima de R$165 por atraso do Imposto de Renda em 2024: Veja prazo e juros

Desse modo, caso ser visto algum indício de violação, a entidade será convocada ao INSS e terá a escolha a ampla defesa e contraditório. Mas se a fraude for oficializada, o contrato poderá passar por suspensão, com o instituto determinando que a Dataprev faça a suspensão dos descontos de tal associação ou entidade.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Afinal, como posso liberar o desconto?

No âmbito da autorização de desconto de mensalidade associativa, tanto o grupo de aposentados quanto de pensionistas poderão acessão um portal que fica disponibilizado pela entidade com o objetivo de coletar a assinatura eletrônica avançada ou biometria facial.

Leia mais: IMPOSTO DE RENDA: Primeiras parcelas da restituição são liberadas! Veja quem recebe e como consultar

Outro ponto importante para destacar, é que a entidade preenche o termo de adesão juntamente com os dados do contribuinte e da filiação à entidade. Posteriormente, tal documento é deslocado ao associado com o intuito de realizar a assinatura eletrônica e biometria.

Como eliminar o desconto não autorizado?

O segurado que não detectar o desconto da mensalidade associativa no benefício pode apostar no serviço “excluir mensalidade associativa”, através do aplicativo e site do Meu INSS, ou também pela Central 135.

Leia mais: Urgente: Aposentados podem ter cartão de crédito sem anuidade e com diversas vantagens – Saiba qual

Mas o contribuinte também pode protocolar uma reclamação pela Ouvidoria do INSS, por meio do Fala.br e também no Portal do Consumidor. Por fim, também é possível bloquear o benefício para descontos de mensalidade associativa.

Basta entrar no site ou aplicativo do Meu INSS, realizar o login pelo CPF, inserindo a senha da conta Gov.br. Dentro da aba de pesquisa da página inicial, digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”.

Estando na lista, selecione o nome do benefício ou serviço, faça a leitura do texto que surge na tela e prossiga conforme as instruções.

Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog e não perca mais nenhuma atualização!

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

O post Você se aposentou antes de 2021? Veja agora GRANDE NOTÍCIA! apareceu primeiro em Jornal JF.