HomeMEIVocê sabe o que muda para o MEI em 2023? Veja

Você sabe o que muda para o MEI em 2023? Veja

O dia a dia de quem é MEI (Microempreendedor Individual) a partir do dia 1° de janeiro vai ficar mais fácil! Isso porque nas situações em que existe a obrigação de emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), vai poder ser feita de forma 100% online, por meio da internet.

Essa nova regra vai atingir os mais de 11 milhões de MEIs ativos no país que atuam na prestação de serviços. Esses trabalhadores vão ter a facilidade de conseguir fazer a emissão da nota por meio do Portal do Simples Nacional, via computador ou aplicativo do celular. 

Entenda mais informações sobre as principais mudanças no MEI para 2023 no artigo a seguir!

Leia em seguida: PIS/PASEP tem R$ 200 milhões esquecidos! Entenda o caso

O que é a resolução n°169?

Vale ressaltar que o MEI deve fazer a emissão da NFS-e nos casos em que existe a obrigatoriedade de emissão. Como por exemplo na prestação de serviços para pessoas jurídicas. Ou em casos em que a nota é facultativa, como em situações de serviços executados para pessoas físicas. 

De acordo com a resolução n°169, quando o MEI fizer a emissão do NFS-e vai ficar dispensado da Declaração Eletrônica de Serviços. Além disso, vai ficar isento da declaração de documento fiscal municipal que relativo ao ISS referente a uma mesma operação ou prestação.

Vale lembrar que o NFS-e do MEI vai ter validade em todo o Brasil e vai ser o suficiente para a fundamentação e constituição do crédito tributário. Além de dispensar também a certificação digital para autenticação e assinatura do documento emitido. Ou seja, essas mudanças realmente vem para facilitar o trabalhado do Microempreendedor Individual.

De acordo com as regras da Resolução nº 169, a emissão vai ser feita a partir do ano que vem para este novo formato. Porém , pode acontecer antes dessa data de forma facultativa quando o Governo Federal conseguir disponibilizar os emissores web e aplicativo, que tem previsão para outubro.

Leia em seguida: Bolsonaro acaba de assinar decreto: Atenção aposentados tudo vai mudar! Veja as novidades e as surpresas

O que é e como funciona o NFS-e Nacional?

A NFS-e Nacional nada mais é que um projeto do Governo Federal para a criação de um formato padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, determinando então um layout único que possa ser usado por qualquer município do país.

Esse é um projeto em esforço conjunto entre a Receita Federal e a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais), e foi criado com o objetivo de reduzir a dificuldade dos empresários e desenvolvedores com os múltiplos padrões municipais de NFS-e e dessa forma amplificar as integrações com as prefeituras para algo bem parecido com o modelo 55, da NF-e.

Confira a seguir o que o Ambiente de Dados Nacional da NFS-e oferece:

  • Contribuintes poderão acessar painel com todas as notas emitidas, autorizadas, substituídas e canceladas;
  • Prefeituras poderão configurar serviços e alíquotas;
  • Contribuintes de contadores poderão visualizar online os dados das notas.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI ENTÃO E E VEJA A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista

Assista em seguida: