HomeInssVEJA o que ACONTECEU NO STF ONTEM- Julgamento da Revisão da Vida...

VEJA o que ACONTECEU NO STF ONTEM- Julgamento da Revisão da Vida toda no STF adiada Mais uma VEZ

Veja o que aconteceu no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta última quarta-feira (20), sobre o julgamento da revisão da vida toda dos segurados do INSS.

Nesse sentido, o assunto principal foi a respeito do recurso do INSS de tentar bloquear o acórdão divulgado em 2022, onde ministros foram a favor do mecanismo em questão. Uma pauta muito importante.

Deseja estar a par de todos os detalhes sobre a retomada da Revisão da Vida do INSS? Então pedimos para prosseguir atentamente com a leitura deste artigo. Assim você não ficará com nenhuma dúvida do assunto.

Importância da Revisão da Vida Toda

A Revisão da Vida Toda torna-se um grande aliado para diversos beneficiários da Previdência Social (Fonte: Reprodução Google)
A Revisão da Vida Toda torna-se um grande aliado para diversos beneficiários da Previdência Social (Fonte: Reprodução Google)

A revisão da vida toda pode muito bem elevar a quantia do benefício recebido pelos aposentados e pensionistas. Baseando-se sempre no próprio recálculo de todo o tempo de contribuição do beneficiário.

Leia mais: Bolsonaro é indiciado por fraude em vacina- Confira as últimas notícias

Tal pauta originou-se por conta de uma alteração dentro da legislação previdenciária, realizada no ano de 1999. Desse modo, ela mudou as normas de cálculo das aposentadorias a partir daquela ocasião, começando a desconsiderar os recolhimentos (contribuições previdenciárias) realizados antes de julho de 1994.

As associações que defendem os aposentados concluem que, desta forma, segurados do INSS tiveram redução considerável das contribuições passadas ao período de transição.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.

Decisão dos ministros do STF

Vale salientar que a decisão dos ministros foi favorável à revisão da vida toda. Segundo a perspectiva do STF, durante o acórdão publicado em 2022, a regra de transição que descartava as contribuições passadas quando o Plano Real foi sancionado pode ficar afastada, caso for desfavorável ao beneficiário.

Leia mais: Consultas abertas para alunos contemplados a partir desta quarta-feira! Pagamentos a partir do dia 26!

Ou seja, o segurado pode muito bem optar pelo cálculo que possua o valor mais elevado de renda mensal para reger o próprio benefício.

Um dos questionamentos que ainda se torna recorrente é sobre quem pode ter direito à revisão. Como resultado, veremos a respeito dessa questão logo abaixo, para que todos possam sanar a dúvida em particular.

Afinal, quem pode ter direito à Revisão da Vida Toda?

Em primeiro lugar, todas as pessoas que se aposentaram antes da Reforma da Previdência (novembro de 2019) podem ter o direito. Todos que recebem o benefício há menos de dez anos e possuem contribuições antes de 1994 que possam aumentar o cálculo da aposentadoria também podem acionar a revisão da vida toda.

Julgamento retomado

É válido lembrar que a pauta sobre o recurso do INSS havia sido citada pela última vez em dezembro de 2023, na ocasião em que houve a suspensão depois de um pedido de destaque do relator, o ministro Alexandre de Moraes.

Leia mais: Governo abre inscrição para receber bolsa atleta de mais de R$ 500- Confira como se inscrever

O julgamento desta última quarta-feira (20) foi adiado mais uma vez e deve continuar hoje (21).

Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog para não perder mais nada sobre o assunto.

Veja Também: Bancos PAGANDO SURPRESA para quem teve conta poupança

Bancos PAGANDO SURPRESA para quem teve CONTA POUPANÇA? VEJA LISTA de quem RECEBE. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.