HomeProva de VidaVeja agora se você precisa fazer a prova de vida!

Veja agora se você precisa fazer a prova de vida!

Muitos cidadãos não sabem mas a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou, e a falha em realizar essa obrigação pode acabar gerando uma suspensão no seu benefício do INSS! Entenda aqui nesse artigo como evitar!

Leia em seguida: Ótima notícia! Revisão da Vida Toda pode garantir grande fortuna para aposentados

Como funciona a prova de vida presencial do INSS?

A prova de vida continua a ser algo obrigatório para 2022. Porém, por meio do Decreto nº 1.408, publicado no Diário Oficial da União em 2 de fevereiro, foi decidido que o atendimento presencial não é mais obrigatório!

Desse modo, os aposentados e pensionistas do Instituto não precisam mais se dirigir a uma agência presencial para conseguir um certificado da prova de vida INSS.

Mas vale ressaltar que agora que a prova de vida é comprovada por meio de dados intergovernamentais, e o novo sistema já deve estar operacional em todo o Brasil até o final do ano!

Vai se iniciar em fevereiro e o segurado não precisará mais comprovar a prova de vida pessoalmente!

Desse modo para os segurados que ainda querem ir até a instituição, a comprovação de vida ainda pode ser feita pessoalmente, mas não é mais obrigatória.

Leia em seguida: Aprenda agora a fazer a consulta do extrato do INSS!

Quais foram as mudanças na prova de vida INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social vai poder usar todas as informações a seguir como prova de vida, facilitando então a vida dos aposentados ou pensionistas:

  • Acesso a dados de votação em eleições;
  • Registro de transferência de bens;
  • Vacinação;
  • Consultas pelo Sistema Único de Saúde;
  • Renovação de documentos pessoais como RG, CNH e Passaporte;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Declaração do Imposto de Renda.

Vale lembrar que o INSS vai notificar o beneficiário que o comprovante de residência só é necessário se os dados não puderem ser cruzados. Ou seja, o cidadão vai ser notificado apenas se o INSS não conseguir cruzar os dados de forma automática.

O INSS tem até 31 de dezembro para implementar e se adequar às mudanças da Lei 1.408. Portanto, na falta de comprovação de vida até essa data, o pagamento da indenização não será impedido.

Leia em seguida: Caminhoneiros já podem fazer a autodeclaração para receber auxílio

Golpes!

Um novo golpe que é direcionado aos segurados do INSS chamou muito a atenção de aposentados e pensionistas. Agora, os bandidos estão usando a estratégia da prova de vida do INSS para conseguir as informações de seguro do INSS.

Desse modo que os golpistas procuram os dados e informações das vítimas para cometer crimes e ganhar dinheiro! Portanto tome muito cuidado ao compartilhar seus dados na internet!

Começa a vale agora em fevereiro de 2022, a comprovação de vida é verificada por dados, para que os segurados não precisem ir até as agências físicas.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Veja também: