HomeDinheiroVALE-ALIMENTAÇÃO: entenda o NOVO funcionamento do aprovado pelo governo

VALE-ALIMENTAÇÃO: entenda o NOVO funcionamento do aprovado pelo governo

Há uma grande chance de que o presidente da República Jair Bolsonaro vete a retirada dos saldos VALE-ALIMENTAÇÃO. Há indícios de que o governo federal deve alegar a insegurança jurídica criada pela medida.

Enquanto funcionários do governo argumentam que a fusão da legislação trabalhista (CLT) demonstra a natureza compensatória dos benefícios, a forma como os cupons de alimentação são usados ​​pode criar incerteza sobre a natureza do recurso. A preocupação é que tal auxílio seja visto como uma iniciativa paga, sujeita a tributação.

Uma proposta de eliminação do vale-refeição foi aprovada pela Assembleia Nacional no início de agosto, e o prazo para veto ou sanções presidenciais termina nesta sexta-feira (2). Nenhum resultado foi publicado até o final desta edição.

A Medida Provisória (MP) 1108/22 é responsável por permitir a retirada de créditos não utilizados dos cartões Food Stamps após 60 dias do depósito. O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força, revisou o texto original da proposta para facilitar a escolha da empresa.

Portanto, os empregadores podem transferir vale-refeição em espécie, mas não mais de 30% dos salários. No entanto, sob pressão de bares e restaurantes, o MP desistiu e desistiu da proposta.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o vale-refeição equivale a 20% da receita do restaurante e, em alguns casos, a 80%. Em breve, milhares de instituições podem falir se os trabalhadores receberem dinheiro, usando-o para despesas pessoais.

O vale-refeição é um benefício oferecido por diversas empresas do país que permite aos colaboradores mais autonomia na hora de comprar alimentos nos mais diversos estabelecimentos. Basicamente o apoio prestado pela empresa em forma de cartão

Quem tem direito ao vale-alimentação?

Vale a pena notar que o vale-refeição não é um direito em si. Para que se torne um direito e não apenas um benefício, é necessário algum tipo de convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Por outro lado, também pode se tornar um direito privado quando incorporado à política da empresa. Como resultado, os trabalhadores estão começando a contar com esse benefício e podem cobrar dos empregadores de forma inconsistente.

Leia em seguida: PIX: estes são os golpes MAIS aplicados pelos criminosos

Onde usar o vale-alimentação?

Pode ser utilizado em cantinas, padarias, supermercados, talhos e outros locais. Existem várias empresas especializadas nesse tipo de serviço, por isso é importante verificar as regras da empresa de afretamento para ver se há alguma restrição no uso do benefício.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!