HomeEmpréstimoURGENTE! Vitória no STF garante AUMENTO DE MARGEM para aposentados

URGENTE! Vitória no STF garante AUMENTO DE MARGEM para aposentados

Grande notícia! STF aprova aumento de margem por meio do ministro Nunes Marques, que se opôs ao pedido de suspensão de uma lei que aumentava o percentual de renda que pode ser comprometido no parcelamento de um crédito consignado.

Este ano, o Congresso Nacional aprovou uma norma determinando que os mutuários devem utilizar 40% da margem disponível na contratação de um empréstimo. Aplica-se a trabalhadores do setor privado, servidores públicos, aposentados e beneficiários de programas de transferência de renda.

O crédito consignado utiliza um sistema que desconta automaticamente as parcelas dos salários, pensões ou benefícios sociais dos tomadores. Isso se deve ao fato de o tema ter sido incluído na mesma lei que liberou os empréstimos do Auxílio Brasil aos beneficiários.

O ministro explicou que a nova lei não era necessária porque a margem dos créditos consignados já havia sido aumentada várias vezes antes. Na verdade, as leis de mais de 20 anos ainda estão em vigor.

Como parte de sua análise, o governo determinou que não é necessário ampliar o acesso ao crédito consignado. Isso ocorre porque o Texto Magno carece de qualquer justificativa legal para fazê-lo. Os novos limites de margem não contrariam os preceitos constitucionais propostos pelo autor. Isso ocorre porque o tribunal estaria ultrapassando seus limites como órgão legislativo ao intervir em questões políticas.

Leia em seguida: Fim da autoescola para emitir a CNH! Veja agora

STF aprova aumento de margem para dar suporte após a COVID e Guerra Rússia x Ucrânia

Nunes Marques acredita que os reformados do setor privado e público necessitam de recursos financeiros para subsistência devido à crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 e aos conflitos geopolíticos na Europa de Leste.

Por não terem outras opções, esses beneficiários tiveram que pagar mais pelo financiamento; portanto, eles gastaram mais dinheiro em seu orçamento.

O relator afirmou que não foi observada nenhuma violação da dignidade humana.

De acordo com a avaliação inicial, a diferença financeira entre classes de pessoas desfiguraria a dignidade humana ou a interação social. Por causa disso, alguém com fundos limitados poderia ser excluído de um acordo de crédito ao qual apenas os abastados tinham acesso.

Leia em seguida: Empréstimo a partir de R$ 500 do FGTS: saiba como solicitar

Dica Bônus

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI ENTÃO E VEJA A NOSSA PÁGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!

Confira em seguida:

DINHEIRO CHEGANDO na SUA CONTA 3 NOVOS Pagamentos foram LIBERADOS pelo INSS. (Fonte: João Financeira TV).