HomeDESTAQUEUrgente: vacina contra o câncer está em fase de testes- Confira como...

Urgente: vacina contra o câncer está em fase de testes- Confira como funciona esse método

Já está em fase de teste em pacientes na Inglaterra a nova vacina contra câncer! Steve, é um dos milhares de voluntários a receber a vacina. Pesquisadores acreditam que a mesma tem o potencial de proporcionar uma cura mais assertiva ao câncer de pele do tipo melanoma, o que mais mata no Brasil.

O câncer de pele do tipo melanoma, é o tipo de doença que se desenvolve nos melanócitos que são as células do corpo responsáveis pela produção de melatonina, o hormônio que além de dar cor ao nosso corpo, ajuda a proteger o nosso DNA contra radiação do sol. 

A vacina foi desenvolvida pela University College London em parceria com inúmeros laboratórios, como do professor Paul Lorigan da Universidade de Manchester. Confira a seguir mais detalhes das inovação que poderá prevenir a vida de muitas pessoas.

Entrevista com o professor Paul Lorigan

Primeiramente em entrevista ao Jornal Nacional, o professor Paul Lorigan Explicou que a vacina é uma inovação tecnológica. Além disso, ela é customizada de acordo com o DNA de cada paciente. A vacina foi criada após uma cirurgia onde os pesquisadores retiraram o tumor e analisar o material genético.

Ao comparar as células que ficaram mais visíveis no sistema imunológico daquele paciente, foi possível para os pesquisadores identificar os traços das células cancerígenas, que ficaram mais visíveis ao sistema imunológico daquele paciente. Assim, ela ensina o organismo a identificar esses alvos e cria anticorpos para destruí-los. 

Leia mais: Aposentados Receberão Dinheiro Extra: Saiba Quais 6 Grupos Terão Direito a Pagamento Adicional em Maio e Junho!

Além disso, os pesquisadores responsáveis pelo estudo, acreditam que a vacina pode representar um marco para o tratamento desse tipo de câncer. Acontece que a mesma técnica pode funcionar também contra outros tipos de câncer, como de rim e o de pulmão.

O professor Paul Lorigan informou que a pesquisa está em fase de estudo 3, a mais avançada antes de chegar ao mercado, e passará por mais testes em pacientes de vários países, inclusive no Brasil.

Câncer de melanoma

Pesquisadores encontram possível cura contra o câncer em vacina.
Pesquisadores encontram possível cura contra o câncer em vacina. (Fonte: Reprodução Google)

O câncer de melanoma, é um dos tipos que atinge em média 9 mil brasileiros por ano e mais 130 mil pessoas no mundo. Esse é um tipo de câncer de pele mais agressivo, e que mais mata, mas que agora se aproxima de um tratamento mais efetivo.

Leia mais: Beneficiários do INSS recebem hoje o valor extra de R$ 706- Confira se você está na lista

Nesse sentido, o oncologista João Pedreira do Duprat, do hospital A. C. Camargo, destaca que essa vacina não impede que uma pessoa tenha câncer de pele, no entanto, trata a doença em quem já tem. E que apesar dos custos, os benefícios são inúmeros.

“Nos preocupa sim o custo, porque essa vacina é personalizada, não é como o do Covid. Você tem que pegar o tumor do paciente e fazer a vacina para aquele paciente. Então isso aumenta mais ainda a resposta em cima de uma imunoterapia que já vem revolucionando realmente a oncologia, com grande cura e grande qualidade de vida”, diz o médico.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

PL quer tirar gratuidade de medicação para pacientes com câncer que participam de pesquisas

Por fim, está atualmente tramitando no senado uma proposta que prevê o fim da gratuidade de medicação para pacientes com câncer que participam de Pesquisas no Brasil. O projeto de lei 6007–2023, se for aprovado, pode causar inúmeros transtornos aos brasileiros que hoje dependem do Sistema Único de Saúde que custeia as pesquisas clínicas contra o câncer, bem como qualquer outra doença. 

Hoje um paciente de pesquisa com câncer em estágio 4, por exemplo, tem garantido custeio do tratamento pelo laboratório, sem tempo para encerramento, mesmo que após o término da pesquisa. É preciso lembrar que pacientes como estes não poderão viver sem a medicação.

Leia mais: SAIU AGORA Aposentados! Abono extra na conta HOJE (29-04) – Confira como Sacar e quem tem direito

A PL, determina que o laboratório não precisaria mais assumir o custeio integral das despesas do tratamento mesmo após o término da pesquisa.

A partir das novas regras será possível suspender o fornecimento gratuito da medicação “transcurso do prazo de 5 (cinco) anos, contando da disponibilidade comercial do medicamento experimental no país; ou disponibilidade do medicamento experimental na rede pública de saúde”, aponta a proposta.

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista

O post Urgente: vacina contra o câncer está em fase de testes- Confira como funciona esse método apareceu primeiro em Notícia de Ultima Hora.