HomeEmpréstimoUrgente: Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao...

Urgente: Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês!

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, em sua reunião realizada ainda em fevereiro, mais uma redução no teto de juros do crédito consignado. Essa taxa é para os empréstimos consignados voltados aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esta medida marca a sexta redução desde março de 2023. Portanto, destaca um esforço contínuo para tornar os empréstimos mais acessíveis e sustentáveis para essa parcela da população. Saiba mais!

Novo teto de juros do consignado do INSS

Juros do empréstimo consignado é derrubado pelo Conselho da Previdência (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Juros do empréstimo consignado é derrubado pelo Conselho da Previdência (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Na mais recente deliberação, as seguintes alterações foram feitas nos limites das taxas de juros:

  • Empréstimo Consignado Convencional: A taxa máxima de juros foi reduzida de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês.
  • Cartão de Crédito e Cartão benefício Consignado: A taxa máxima de juros passou de 2,61% ao mês para 2,55% ao mês.

Essas reduções, embora representem uma vantagem para os tomadores de empréstimos, são pela necessidade de garantir que as instituições financeiras cumpram os limites estabelecidos. Assim revelado por uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) que identificou taxas acima do teto em mais de um quinto dos contratos analisados.

Impacto das Reduções na Taxa Selic

Essas medidas de redução nas taxas de juros dos empréstimos consignados para o INSS são em resposta às mudanças na taxa básica de juros da economia, a Selic, determinada pelo Banco Central do Brasil. Portanto, as reduções ocorrem após cortes na Selic, visando ajustar os juros do consignado de acordo com o cenário econômico e garantir condições mais favoráveis aos beneficiários do INSS.

Leia mais: Cuba em Alerta: Escassez de Farinha de Trigo Desencadeia Crise no Abastecimento de Pão!

Após a primeira redução em março de 2023, outras seguiram, principalmente em agosto, outubro, dezembro e janeiro, coincidindo com anúncios de cortes da Selic pelo Banco Central. Essa abordagem demonstra uma correlação direta entre a política monetária e as condições de crédito oferecidas aos aposentados e pensionistas do INSS.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Desafios e Perspectivas Futuras

Embora as reduções nas taxas de juros sejam positivas para os tomadores de empréstimos, os desafios persistem. Especialmente em garantir que os bancos e instituições financeiras adiram aos limites estabelecidos pelo CNPS.

A auditoria da CGU destaca a importância da fiscalização e da transparência na concessão de empréstimos consignados. Afinal, o intuito é proteger os consumidores e evitar abusos por parte das instituições financeiras.

Leia mais: URGENTE: Daniel Alves é condenado à prisão na Espanha por estupro! Confira

Portanto, as medidas do CNPS representam um passo significativo na direção de tornar os empréstimos consignados mais acessíveis e sustentáveis para os aposentados e pensionistas do INSS. Assim, contribui para melhorar sua qualidade de vida e promover a inclusão financeira.

Leia mais: 13º Salário INSS 2024: Descubra Agora a Data da Primeira Parcela – Veja se Você Tem Direito!

Veja Também: SAIUUU! ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS

SAIUUU! ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS – Pagamento ANTECIPADO 2024?? (Fonte; João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.