HomeDinheiroTrabalhadores que pedirem demissão poderão sacar FGTS

Trabalhadores que pedirem demissão poderão sacar FGTS

Muitas vezes, os trabalhadores que pedem demissão ficam sem muitos direitos, e um dos direitos perdidos é a possibilidade de sacar o FGTS.

No entanto, para dar mais autonomia aos trabalhadores sobre o movimento do FGTS, chegou à Câmara dos Deputados uma proposta autorizando a retirada de um fundo de garantia para os trabalhadores demitidos.

Como sacar o FGTS após pedir demissão

A proposta de emissão do FGTS para os trabalhadores demitidos foi escrita pelo deputado Laércio Oliveira (PP-SE).

Este texto visa alterar a Lei 8.036/90, que é a lei que regulamenta o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“É injusto o trabalhador arcar com os custos da rescisão. O empregado que não tem acesso imediato ao seu FGTS e que não tem seguro-desemprego pelo trabalho não pode exercer direitos integrais”, disse o deputado.

A proposta traria mais autonomia aos trabalhadores, já que os recursos do fundo de salvaguarda pertencem aos trabalhadores, mas os trabalhadores estão limitados às condições de saída.

Agora, o desafio da proposta é que ela seja aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para que possa ser utilizada pelos trabalhadores.

O que é o FGTS ?

FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um fundo criado pelo governo federal para garantir aos trabalhadores brasileiros o direito à manutenção dos seus empregos. O FGTS também pode ser usado como uma forma de pagamento por contas inativas, aposentadorias e pensões.

O Fundo de Garantia, criado para dar maior estabilidade financeira aos trabalhadores com carteira assinada.

O fundo de garantia consiste em depósitos mensais efetuados pela empresa contratante na conta bancária da Caixa Econômica Federal vinculada ao trabalhador e ao contrato de trabalho.

Você tem direito ao FGTS:

  • trabalhadores registrados;
  • jovem aprendiz;
  • trabalhadores domésticos.

    O FGTS, cobrado mensalmente e as empresas devem depositar o equivalente a 8% do salário bruto do trabalhador. Tudo em uma conta da Caixa vinculada ao contrato de trabalho.

Se você gostou das informações não deixe de conferir os links a seguir para se manter atualizado aqui no blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista