Homecrédito ConsignadoTeto de Juros do Consignado do INSS: Alterações Entram em Vigor –...

Teto de Juros do Consignado do INSS: Alterações Entram em Vigor – Fique Atento!

O limite de juros para o crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a ser 1,80% desde a última quarta-feira (13/12), conforme determinação do CNPS (Conselho Nacional do Previdência Social) divulgada pela Previdência Social em 6 de dezembro.

Anteriormente, a taxa era de 1,84% ao mês para o empréstimo consignado do INSS. Quanto ao cartão de crédito consignado e o cartão de benefício, os juros caíram de 2,73% ao mês para 2,67%. Segundo as regras, os bancos têm a possibilidade de cobrar menos, mas não acima do limite estabelecido.

Em caso de discordância em relação à taxa, a instituição financeira pode optar por não oferecer o consignado. Por conta disso, o que era para ser bom para os beneficiários acaba sendo um problema. Entenda melhor:

O INSS reduziu mais uma vez as taxas máximas dos empréstimos

Conheça o novo teto de juros do consignado do INSS!
Conheça o novo teto de juros do consignado do INSS! (Fonte: Edição / Notícia de Última Hora).

Os juros têm diminuído à medida que há redução na Selic, a taxa básica da economia. Na última quarta-feira (13), o Copom (Comitê de Política Monetária) se reuniu para definir a nova Selic.

As quedas têm gerado insatisfação no setor bancário, que critica a abordagem como uma “falta de responsabilidade com a política de crédito”, atribuindo diretamente a culpa ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, que tem defendido a redução nos juros sempre que a Selic cai.

Leia mais: Anunciado o Calendário de Pagamento do INSS para 2024 – Confira as Informações!

“A conduta do ministro da Previdência Social em nada dialoga com os esforços da equipe econômica do governo, que vem adotando várias medidas corretas para melhoria do ambiente de crédito no país”, diz nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A federação alega que os juros têm caído de maneira “artificial”, prejudicando os aposentados. Bancos entrevistados pela reportagem afirmam que continuarão oferecendo o crédito consignado aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS com direito a esse tipo de empréstimo.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

O que dizem os bancos

O Itaú Unibanco assegura que continuará fornecendo o empréstimo consignado para beneficiários do INSS, ajustando os juros para o novo patamar de 1,80% ao mês a partir desta quarta-feira, conforme decisão do CNPS.

“Vale lembrar que o banco não oferece o produto cartão consignado, apenas a modalidade de empréstimo pessoal para essa linha de crédito”, diz o banco.

A Caixa Econômica Federal informa que reduziu as taxas do crédito consignado em setembro, abrangendo os beneficiários do INSS, e oferece taxas de juros a partir de 1,64% ao mês, abaixo do novo limite estabelecido pela resolução do CNPS.

Leia mais: Grana Extra do FGTS Agora Disponível para Saque – Descubra Como!

“Assim, a Caixa reforça sua atuação na oferta do crédito para os beneficiários do INSS, praticando as melhores taxas entre as principais instituições financeiras do mercado”, diz nota do banco público.

O Banco do Brasil oferece crédito para aposentados e pensionistas com taxas que variam de 1,67% ao mês na faixa mínima a 1,80% ao mês no patamar máximo, com prazo de pagamento de até 84 meses.

“O crédito consignado INSS pode ser contratado via app BB, Correspondente BB, terminais de autoatendimento, internet ou em qualquer agência do Banco do Brasil”, diz a instituição.

Entenda o consignado do INSS

O crédito consignado é uma forma de empréstimo regulamentada pela Previdência, com desconto direto no benefício previdenciário. Conforme as diretrizes atuais, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o crédito consignado.

Leia mais: Novos Cenários: Regras da Aposentadoria pelo INSS em 2024 – Entenda!

Dentro dessa parcela, 35% são destinados ao empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, introduzido em 2022.

O prazo de pagamento do empréstimo pode se estender até 84 meses (sete anos). Os juros são regulamentados, o que significa que a instituição financeira pode cobrar menos, mas não ultrapassar essa taxa estabelecida.

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

O post Teto de Juros do Consignado do INSS: Alterações Entram em Vigor – Fique Atento! apareceu primeiro em Jornal JF.