Homedireitos trabalhistasSeguro Desemprego: Existe limite de Saque ?

Seguro Desemprego: Existe limite de Saque ?

Nos últimos tempos os indicativos de solicitação do seguro-desemprego cresceram de forma considerável. Com o Brasil em estado de crise, diversas empresas fecharam suas portas ou começaram a optar por fissionais no regime MEI.

Para os trabalhadores que foram desligados e atuavam de carteira assinada, é possível receber até cinco meses de salário depois da demissão.

seguro-desemprego funciona basicamente como uma forna de benefício trabalhista que tem o principal objetivo garantir um salário temporário para auxiliar o cidadão que foi demitido.

O seu valor vai variar de acordo com diversas questões, como por exemplo o tempo de serviço prestado e a quantidade de vezes em que solicitou e média salarial.

Veja a seguir várias respostas para as perguntas que muitas pessoas fazem em relação ao seguro-desemprego!

Leia em seguida: Veja quanto vai ser pago para os aposentados do INSS em 2023!

Qual os requisitos para o trabalhador ter direito ao seguro-desemprego?

Basicamente, qualquer trabalhador formal e doméstico que for dispensado sem justa causa ou rescisão indireta tem direito a essa ajuda financeira. Vale ressaltar que também tem direito o Trabalhador formal que tem contrato de trabalho suspenso por conta da participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.

Leia em seguida: Entenda aqui como receber o Auxílio Gás já com o novo valor!

Quem é MEI pode receber o seguro?

Como dito anteriormente, o seguro-desemprego tem como principal objetivo dar uma assistência financeira temporária aos trabalhadores brasileiros desempregado. Ou seja, se o trabalhador tiver um MEI ativo, mesmo sem renda fixa, ele tem uma fonte de renda.

Quem é demitido por justa causa pode procurar a justiça para receber o auxílio?

O funcionário que sofre uma demissão por justa causa ou demissão por comum acordo não tem direito a receber o seguro-desemprego, por previsão legal. Dessa forma, não adianta o cidadão tentar ir atrás da justiça requerer esse dinheiro!

Leia em seguida: Novo cartão benefício INSS libera valor dobrado: Veja quem tem direito

Como funciona a solicitação do seguro-desemprego?

Vai depender de quantas vezes já foi feito a solicitação. Na primeira solicitação, o trabalhador precisa ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, que são relativos a pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

Já na segunda solicitação, o funcionário precisa ter trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de quando foi feita a demissão. E da terceira solicitação em diante, cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data da dispensa!

Gostou das informações sobre o seguro-desemprego? Então não deixe de conferir os links a seguir para não perder nenhuma novidade aqui no Blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E E VEJA A NOSSA PAGINA NO PERFIL DO INSTAGRAM DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

CLIQUE AQUI E NÃO DEIXE DE CONHECER A PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG JORNAL FINANCEIRO!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!