HomeDESTAQUESeguro-desemprego é prorrogado novamente em 2022!

Seguro-desemprego é prorrogado novamente em 2022!

Pela segunda vez somente em 2022, o seguro-desemprego foi prorrogado! De modo geral isso quer dizer que, brasileiros habilitados a receber a extensão, vão receber o benefício trabalhista por um tempo maior. 

É importante ressaltar que o período de duração do seguro-desemprego é definido de acordo com o número de solicitações feitas pelo cidadão dispensado sem justa causa. Mas a extensão anunciada pelo Governo Federal trata-se de uma medida excepcional, que tem o objetivo de reduzir os impactos de desastres naturais que atingiram determinadas localidades do Brasil. 

Entenda mais informações sobre porque o seguro-desemprego foi prorrogado novamente no artigo a seguir!

Leia em seguida: Confira como funciona a reativação do BPC bloqueado!

Quem vai ter direito a prorrogação do seguro-desemprego?

Primeiramente, para receber as duas parcelas extras, é preciso que o trabalhador já estivesse recebendo o seguro-desemprego, no momento que foi feito a decisão do CODEFAT. Além disso, a extensão só vai ser aplicada para aqueles que moram em um dos estados que decretaram calamidade pública. 

Dessa forma, a medida de prorrogação deve valer somente para os beneficiários do seguro-desemprego que moram em algum dos seguintes estados: 

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Ceará
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul

É importante ressaltar que o cidadão precisa estar morando em alguma dessas regiões citadas anteriormente e ter sofrido a demissão sem justa causa durante o mês de fevereiro de 2022. Ainda sim, os períodos de dispensa aceitos vão variar de acordo com o município. É bom ressaltar que as datas de cada cidade estão disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Leia em seguida: Margem Social do INSS libera mais de R$20 mil para aposentados, Veja como funciona!

Como funciona esse benefício?

O seguro-desemprego, é um conhecido benefício trabalhista que tem o principal objetivo de amparar financeiramente, os trabalhadores brasileiros que foram demitidos sem justa causa! Em geral, os valores mensais que vão ser repassados ao beneficiário, vão variar de acordo com a remuneração paga. 

Já em relação ao período de duração do benefício, em suma, são pagas de 3 a 5 parcelas. De modo breve, o que vai definir o número de meses em que o seguro vai ser pago, é o tempo de serviço que foi prestado ao empregador, como demonstra a tabela a seguir: 

Tempo de serviço Nº de parcelas mensais 
No mínimo 6 meses trabalhados
No mínimo 12 meses trabalhados
No mínimo 24 meses trabalhados5  

Em relação ao direito ao seguro-desemprego, o trabalhador deve ter cumprido com um determinado tempo de serviço que vai depender do número de vezes em que o benefício foi solicitado. Veja a seguir: 

  • 1ª solicitação: ter atuado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data da demissão; 
  • 2ª solicitação: ter atuado por pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data da demissão; 
  • 3ª solicitação em diante: ter atuado em cada um dos 6 meses anteriores à data de demissão.

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!