HomeAposentadoSe você tem mais de 60 anos tem que conhecer esses direitos!

Se você tem mais de 60 anos tem que conhecer esses direitos!

Depois de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso que garante vários benefícios para pessoas com mais de 60 anos, mas muitos cidadãos não vão atrás de saber dos seus benefícios e acabam deixando de economizar muito dinheiro além de outros auxílios bem importantes para os idosos.

Por conta disso hoje vamos apresentar no artigo a seguir alguns desses vários benefícios que são importantes para os idosos e que podem auxiliar muito os aposentados nesse ponto da vida!

Desconto em alguns tipos de atividades

O ingresso para os cidadãos brasileiros que tem mais de 60 anos em atividades:

  • Esportivas
  • Artísticas
  • Culturais

podem ser comprados pagando somente metade do preço do ingresso. Para ter direito a esse benefício basta apresentar o seu RG no momento da compra do ingresso!

Leia em seguida: Auxílio Gás: você tem direito? Venha conferir

Transporte Público totalmente de graça

Vale lembrar que o direito do transporte público gratuito para pessoas acima de 65 anos,é um direito do cidadão de acordo com o Estatuto do Idoso. Da mesma forma que o direito acima, basta apresentar algum documento oficial com foto e idade para garantir esse benefício.

Porém cuidado! Em alguns municípios, é necessário um passe ou bilhete eletrônico. Ou seja, verifique em sua Prefeitura quais são as regras em seu município.

Direito de Isenção no IPTU para cidadãos com mais de 60 anos!

Dependendo de município para município a isenção do IPTU pode acabar variando. Portanto é importante que você se informe em sua a Prefeitura para ter maiores informações sobre como funciona a isenção na sua cidade.

Leia em seguida: Nova consulta dos valores a receber do Banco Central!

100% de Isenção Total ou Parcial de Imposto!

Os idosos, aposentados ou não que tenham acima de 65 anos, têm direito à Isenção Parcial do Imposto de Renda. Entenda melhor a seguir:

  • Isenção Parcial:
    • Os idosos com mais de 65 anos, não pagam tributos sobre os R$ 1499,15.

Existem ainda alguns casos que os idosos tem direito à isenção total, veja:

  • Isenção Total:
    • Os aposentados com doenças graves, como Câncer, Parkinson e Aids, tem direito a isenção total do Imposto de Renda.

Leia em seguida: Confira aqui o próximo pagamento do Auxílio Brasil!

Limite de Reajuste nos Planos para o cidadão com mais de 60 anos!

Esse é provavelmente o benefício mais desconhecido entre todos, a mensalidade do plano de saúde das pessoas com mais de 60 anos não pode ter alteração depois de atingir essa idade! Então fique muito atento na hora de cobrar seus direito.

Se você gostou das informações sobre os direitos dos idosos aposentados ou não com mais de 60 anos de idade não deixe de conferir os links a seguir para se manter atualizado aqui no blog Jornal Financeiro:

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasilde forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!