O novo documento liberado para os idosos deve garantir que essas pessoas tenham algumas vantagens que contribuem para a sua economia e qualidade de vida. Além disso, poderão emitir de forma simples e rápida, sem precisar sair de casa. Contudo, há algumas regras para poder solicitar a sua. Confira agora como funciona.
O que é a carteirinha do idoso?
A Carteira da Pessoa Idosa, ou carteirinha do idoso, é um documento que pode ser emitido por esse público para a comprovação da renda e, dessa forma, permitir acesso a alguns serviços e vantagens exclusivas. Para comprovação de sua autenticidade, o documento possui QR Code ou código alfanumérico.
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Quem pode retirar a carteirinha do idoso?
A carteirinha do idoso é pensada para os idosos (pessoas com mais de 60 anos) cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal, com renda individual de até dois salários mínimos. Se o idoso atende ao critério de renda, mas não possui cadastro único, pode entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS.
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Para que serve a carteirinha do idoso?
A carteira do idoso serve para que pessoas com mais de 60 anos tenham acesso à gratuidade ou desconto em passagens entre os estados. A carteirinha é válida em todo o território nacional e é obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes.
De acordo com o Governo Federal, a pessoa que tenha como comprovar renda não necessita da carteira de idoso, basta apresentar seu documento com algum comprovante de renda. Contudo, a carteirinha facilita o acesso ao direito.
Como solicitar a carteirinha do idoso?
Os idosos que se enquadram nos requisitos para obter a carteirinha do idoso podem emitir de forma on-line. Dessa forma, fazem o download e imprimem, se desejarem. Confira o passo a passo em seguida:
Para realizar a emissão, é preciso acessar a plataforma específica da Carteira do Idoso. Basta acessar o link da plataforma específica voltada para os idosos. Na tela de início, há o campo “Emitir carteira”. O sistema vai pedir login e senha, que é o mesmo da plataforma gov.br.
Já possuindo o cadastro no gov.br, basta digitar o CPF, clicar em “continuar”. Logo após, abre a tela principal e você deve clicar novamente em “emitir carteira”. Confirme o nome da mãe da pessoa que está emitindo a nova carteirinha do idoso. Outra página se abre com diversas opções, inclusive para validar a carteira. Como você está solicitando, deve clicar na primeira opção “emitir carteira da pessoa idosa”.
Mas, se você não tiver esse acesso à plataforma do Governo, basta acessar o gov.br e criar, seguindo o passo a passo. Esse login dá acesso ao Meu INSS, carteira de motorista digital, dentre outros sistemas do Governo Federal.
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Fonte: João Financeira.