HomeEmpréstimoSAIU DIÁRIO OFICIAL: SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS o FIM das Dívidas! + Veja...

SAIU DIÁRIO OFICIAL: SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS o FIM das Dívidas! + Veja Quem Terá Direito

Já saiu no Diário Oficial a suspensão do empréstimo de 180 dias! Para você que está endividado e quer ter um alívio financeiro não perca essa matéria.

Suspensão do empréstimo como funciona

A famosa Lei do Superendividamento entrou em vigor na data de 1º de julho de 2021. Essa lei autoriza que os brasileiros renegociem as suas dívidas com os credores, com o principal objetivo de manter um valor mínimo essencial para a sua subsistência.

Leia mais: Direitos que todo cidadão precisa saber do Código de defesa do consumidor

Antes de mais nada os segurados do INSS podiam solicitar a suspensão do consignado por 180 dias. Em outras palavras, eles ficariam um determinado tempo sem a necessidade de pagar as parcelas do empréstimo, sem acréscimos de juros ou encargos. As parcelas passariam para o final do contrato, sem prejudicar o credor e possibilitando que os cidadãos juntassem um dinheiro para contas emergenciais, logo, iniciando um equilíbrio financeiro.

Presidente assina Decreto que impede a suspensão do empréstimo por 180 dias

Um decreto que obteve assinatura do Presidente Jair Messias Bolsonaro impede a suspensão do consignado por 180 dias. Entenda melhor:

Leia mais: Empréstimo Online: Atenção aos golpes! Veja como se defender

No dia 26 de julho de 2022, mais precisamente, o presidente assinou o decreto nº 11.150. Decreto na qual impede que os beneficiários contratantes de empréstimo consignado façam a renegociação das dívidas.

Dessa forma, os segurados do INSS não podem mais solicitar a suspensão do consignado por 180 dias. Essa decisão com certeza dificultou a vida de muitas pessoas que sonhavam em ter a chance de obter um alívio financeiro, pois não terão a opção de manter um valor para quitar as dívidas mais urgentes.

Leia mais: Presidente aprova novas mudanças no empréstimo consignado! Saiba quais

E a suspensão dos empréstimos por 120 dias?

É de suma importância ressaltar que além da suspensão do empréstimo por 180 dias, assegurada pela lei do superendividamento, também havia uma emenda na MP 1.106/2022. Essa emenda permitia que a suspensão dos consignados pelo período de 120 dias fosse viável. Essa suspensão beneficiava todos segurados do INSS, militares e servidores públicos que precisassem ficar um tempo sem pagar as parcelas.

Contudo, essa emenda não foi aprovada, e não há mais nenhuma possibilidade desse grupo renegociar suas dívidas.

Dica bônus:

Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Confira em Seguida:

Suspensão dos empréstimos por 180 dias (Fonte: João Financeira TV).