HomeBolsa famíliaSaiu agora: Caixa emite comunicado a quem quer fazer consignado do Bolsa...

Saiu agora: Caixa emite comunicado a quem quer fazer consignado do Bolsa Família!

Atualmente, um dos temas que tem mais mexido com os segurados do INSS é a suspensão do empréstimo consignado! Isso porque, tem muita gente que pode não ter mais acesso a essa modalidade de crédito.  

Segundo o Ministério da Cidadania, um, a cada 6 segurados do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada fizeram a contratação do empréstimo consignado criado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). No total, foram cerca de R$ 9,5 bilhões em desembolsos até 1º de novembro.

Entretanto, a equipe do atual presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está criticando a medida e recomenda a suspensão dos financiamentos.

Entenda mais informações sobre como deve ficar a questão da suspensão do empréstimo consignado do INSS no artigo em seguida!

Leia em seguida: Oficial: Novos valores do auxílio-reclusão são divulgados; veja aqui

Quem vai se prejudicar com a suspensão do empréstimo consignado do INSS?

É importante deixar claro que o grupo que recebia o Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, e o BPC podem acabar ficando sem acesso ao empréstimo consignado! O que pode acabar prejudicando muitas famílias brasileiras. 

De acordo com os dados do Ministério da Cidadania, parte dos segurados recorreram ao financiamento para conseguir suprir as necessidades básicas. Mas também para suprir as celebrações e outras contas que vem durante o fim de ano.

Segundo o documento, para fazer a suspensão do crédito, os cidadãos comprometeram até 40% do seu benefício. “A medida, claramente eleitoreira, vai à contramão das políticas de proteção social, comprometendo benefícios futuros”, está descrito no texto oficial.

Leia em seguida: Confira decisão do INSS sobre 14° Salário dos aposentados

Porque os bancos não quiseram aderir à modalidade?

Grande parte dos bancos não quiseram oferecer a linha de crédito. Afinal, a alegação foi devido ao elevado risco de inadimplência. Mas também aos possíveis danos à imagem das instituições por embarcar em uma política que, ao que tudo indica, incentiva o endividamento de uma população vulnerável.

Entretanto, a Caixa Econômica Federal foi uma das poucas instituições a oferecer o consignado do Auxílio Brasil, portanto, as operações se iniciaram durante o dia 11 de outubro, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais.

Entretanto, depois da derrota do Ex-Presidente Jair Bolsonaro, o banco público restringiu os financiamentos para esse público. É importante lembrar que a futura presidente da Caixa, Rita Serrano, é crítica a essa modalidade.

Vamos ter a suspensão do crédito consignado?

A recomendação da equipe do Governo do novo Presidente Lula é de suspender o empréstimo consignado até que o STF faça a sua pronunciação. O objetivo é avaliar os prejuízos já tidos, criando assim um painel de informações sobre o crédito. 

Portanto, é importante esclarecer que para esse público, até nova ordem, o empréstimo consignado deve ficar suspenso!

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Confira em seguida:

SURPRESA na FOLHA de PAGAMENTO dias 17 e 25 + INSS R$ 19.000 – VEJA quem FICA de FORA! (Fonte: João Financeira TV).

Fonte: João Financeira.