HomePASEPSAIBA COMO RECEBER: Valores Extras do PIS de 1971 a 1988 –...

SAIBA COMO RECEBER: Valores Extras do PIS de 1971 a 1988 – Confira Agora!

A Caixa Econômica Federal liberou o PIS para trabalhadores de 1971 a 1988 que não fizeram o saque dos valores quando liberados na época. Dessa forma, ficou retido nas contas e agora há a possibilidade de resgatar as cotas. São mais de 10,5 milhões de pessoas que terão o direito.

As cotas do PIS Pasep para quem trabalhou de 1971 a 1988 somam um valor de mais de R$ 25 bilhões, destinados tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Já houve casos em que as pessoas e empresas puderam resgatar milhões de reais. Continue lendo para saber quem poderá receber os valores e como consultar.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

O que são as cotas do PIS Pasep?

Resgate das cotas do pis para quem trabalhou de de 1971 a 1988. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)
Resgate das cotas do pis para quem trabalhou de de 1971 a 1988. (Fonte: Edição/Notícia de Última Hora)

Devido ao alto número de pessoas que não resgataram as cotas do PIS Pasep entre os anos de 1971 a 1988, o que resultou em um valor bilionário a ser resgatado, a Caixa Econômica Federal liberou o saque de cotas.

O PIS é o Programa de Integração Social, destinado para os trabalhadores com carteira assinada. Já o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, destinado aos servidores públicos.

Então, essas pessoas poderão consultar se possuem algum valor disponível. A consulta também foi facilitada, incluída no aplicativo do FGTS. Ou seja, as pessoas poderão fazer a consulta sem sair de casa. Continue lendo para entender como consultar.

Leia mais: EXCLUSIVO: INSS DOBRA SALÁRIO para ESTE GRUPO – Descubra Agora Quem Recebe o Benefício Extra!

Como consultar se tem cotas do PIS Pasep para saque?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que as cotas do PIS Pasep para quem trabalhou de 1971 a 1988 estava disponível para resgate através do aplicativo do FGTS até o dia 05 de agosto. Ou seja, após essa data os valores retornam para os cofres da União.

Nesse sentido, o resgate precisa ser em forma de solicitação dos valores para a União. Contudo, ainda não houve a divulgação de como será o procedimento para solicitar esses valores. O prazo para essa solicitação é de 5 anos.

Confira o passo a passo em seguida:

  • Faça login no aplicativo do FGTS;
  • Selecione a opção “Meus saques”;
  • Em seguida, “Você possui saque disponível”;
  • Por último, “Solicitar saque PIS/Pasep”- nesse caso aparecerá os valores que você possui direito, contudo, como já passou o prazo para saque, não deve aparecer a opção do resgate.

Leia mais: Superendividamento e Lei: Descubra Quais Dívidas Aposentados Não Precisam Pagar!

Qual a diferença entre as cotas do PIS Pasep e o abono?

As cotas do PIS Pasep para quem trabalhou de 1971 a 1988 corresponde a um valor liberado por conta do esquecimento dos trabalhadores. Já o abono é pago todos os anos, referente ao ano anterior.

Os pagamentos fugiram a essa regra depois da pandemia de Covid-19, pois atrasou um ano, já que os valores do abono foram usados para pagamentos emergenciais. Sendo assim, o abono do ano-base de 2020 foi pago em 2022; o abono do ano-base de 2021 foi pago em 2023; o de 2023 será pago em 2024 e assim por diante até que o Governo regularize a situação.

Mas, de maneira geral, o abono é um pagamento para ajudar os trabalhadores com um valor extra todos os anos. Tem direito quem recebe até dois salários mínimos; possui cadastro no PIS Pasep há 5 anos ou mais; trabalhou por 30 dias ou mais no ano-base e que possui todos os dados atualizados na RAIS- Relação Anual de Informações Sociais.

Leia mais: INSS implementa Programa de Enfrentamento à Fila visando acelerar aprovação de benefícios

Veja também

Liberado 3 pagamentos do INSS- Confira quais. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.