HomeProva de VidaProva de vida do INSS será feita por meio eletrônico em 2023;...

Prova de vida do INSS será feita por meio eletrônico em 2023; saiba mais

Para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, a prova de vida do INSS está suspensa até dia 31 de dezembro de 2022. No entanto, se você não fez o procedimento até fevereiro deste ano, não terá o pagamento suspenso.

De acordo com o INSS, o segurado não precisa mais sair de casa para fazer a prova de vida. Ela é feita uma vez ao ano pelos bancos para impedir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios sem precisar interrompê-los.

Então, veja a seguir o que é a prova de vida e quais as mudanças para a prova de vida 2023. Confira!

Do que se trata a prova de vida do INSS?

Então, ela é um procedimento obrigatório para o segurado do INSS comprovar, como o próprio nome diz, que está vivo e assim continuar a receber os benefícios. No entanto, devido a pandemia da Covid-19 a prova de vida passou por mudanças que seguem para 2023.

Leia mais: Saque liberado! R$1164 disponível para aposentados e pensionistas do INSS

Quais as principais mudanças da prova de vida?

Desde 2020, a prova de vida começou a passar por mudanças para trazer mais otimização ao processo. Nesse sentido, antes da mudança, os aposentados e pensionistas do INSS precisavam comparecer presencialmente na instituição pagadora do seu benefício previdenciário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

No entanto, desde 2 de fevereiro os aposentados e pensionistas do INSS, não precisam fazer a prova de vida do INSS presencial. E além disso, a partir de 2023, o órgão previdenciário é quem fica responsável para fazer a verificação.

Leia em seguida: URGENTE: ABONO EXTRA De R$2400 Para TODOS BPC LOAS INSS – Valores EM DOBRO Ainda ESSE ANO?

No entanto, os meios adotados para a comprovação de vida no próximo ano, serão os dados que constem dos aposentados e pensionistas, em bases do Governo Federal. Em seguida, veja os atos que os beneficiários podem realizar e que irão contar para o procedimento:

  • Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
  • Contratação de empréstimo consignado;
  • Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
  • Atendimento presencial em uma agência do INSS;
  • Vacinação;
  • Votação nas eleições;
  • Atualização do CadÚnico, dentre outros.

Dessa forma, vale destacar que até o dia 31 de dezembro, o INSS deve aperfeiçoar as funcionalidades do seu sistema, para que, a partir de 2023, a prova de vida, seja feita por meio do cruzamento de dados. E assim, não seja necessário ir mais até uma agência!

Leia em seguida: Veja Quem Tem Direito A Receber Pagamentos Dos Atrasados Do INSS Neste Lote

E se o beneficiário não tiver movimentações nos dados do Governo Federal?

Em caso de não conseguir fazer prova de vida, o beneficiário será notificado, no mês anterior ao seu aniversário, sobre a necessidade de realizar a prova de vida. No entanto, a comprovação será realizada por meio eletrônico.

Leia em seguida: Veja Como Consultar O Lote Residual De Restituição Do Imposto De Renda

Estou com dúvidas. O que fazer?

Em caso de dúvidas, você pode ligar para a central de atendimento do INSS no número 135. Neste caso, o serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Ou você pode ir pessoalmente até uma agência do INSS.

Leia mais:Aposentados PODEM RECEBER UMA FORTUNA em 2022 – SAIU JUSTIÇA ACABA DE DECIDIR: REVISÃO da VIDA TODA

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.