HomeDESTAQUEProtesto Artístico em Paris: o Outro Lado dos Jogos Olímpicos

Protesto Artístico em Paris: o Outro Lado dos Jogos Olímpicos

Na manhã desta quarta-feira, a margem do Rio Sena junto à icônica Torre Eiffel transformou-se brevemente no palco de uma crítica social conduzida pelo provocador artista de rua James Colomina. O motivo? Uma performance que envolveu a venda de garrafas de água do Sena, etiquetadas ironicamente como “ligeiramente contaminadas”.

A ação teatral conduzida por Colomina tinha o objetivo de lançar luz sobre os custos consideráveis empenhados na descontaminação do rio, uma preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. O artista destacou o investimento de 1,4 bilhão de euros destinados a tornar o Sena um lugar seguro para as competições aquáticas. A discussão lançada serviu para questionar não apenas o custo financeiro, mas também a eficácia a longo prazo dessas medidas.

James Colomina Foto Reproducao.

Quais foras os preparativos para tornar o Sena um local de competição?

O governo francês e as autoridades locais de Paris não pouparam esforços financeiros na tentativa de limpar o Sena. Estima-se que cerca de 8,1 bilhões de reais foram investidos com o objetivo de descontaminar esse importante corpo aquático, transformando-o em um cenárioapropriado para os eventos olímpicos, incluindo as provas de triatlo e natação-matatona programadas para julho e agosto.

O que aconteceu durante o protesto artístico?

Bem cedo, em frente aos anéis olímpicos que decoram a Torre Eiffel, Colomina e um assistente prepararam uma pequena estande. Eles colocaram à venda 50 garrafas contendo água do Sena, marcadas com o rótulo “ligeiramente contaminado” e um valor simbólico de 10 euros. No entanto, a iniciativa foi de curta duração. Duas horas após o início, uma patrulha da polícia encerrou a atuação por se tratar de venda não autorizada, sujeita a penalidades incluindo prisão e multas consideráveis.

Qual foi o resultado do evento?

  • Visibilidade: Apesar do encerramento prematuro, a performance atraiu atenção e gerou discussão sobre os custos e resultados dos investimentos no Sena.
  • Vendas: Poucas garrafas foram vendidas, mas a mensagem foi transmitida. Um turista israelense, por exemplo, adquiriu uma das garrafas como lembrança dessa crítica social.
  • Impacto: A ação proporcionou visibilidade ao questionamento de Colomina quanto à viabilidade de nadar no Sena mesmo após os jogos Olímpicos.

Esta não é a primeira vez que James Colomina usa o espaço público para expressar suas críticas. Conhecido por suas instalações em várias capitais mundiais, o artista continua a desafiar o público e a provocar reflexões sobre temas contemporâneos através de sua arte única e instigante.

O post Protesto Artístico em Paris: o Outro Lado dos Jogos Olímpicos apareceu primeiro em Jornal JF.