HomeDESTAQUEProjeto prevê perda de benefício para quem invadir terras- Confira como funciona

Projeto prevê perda de benefício para quem invadir terras- Confira como funciona

Uma nova PL prevê sanções graves, como a perda de benefício, para invasores de terra em todo território nacional. Nesse sentido, saiba tudo sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a (PL 895/2023).

Continue a leitura!

O que é o MST e qual é o seu objetivo?

O MST é um movimento que visa promover a reforma agrária no campo brasileiro. Nesse sentido, esse movimento social representa uma importante luta em defesa da melhor distribuição de terras agrícolas no país.

Contudo, existe um debate imenso sobre o assunto no país, no que diz respeito à legalidade do movimento, e muita gente vê o ato em si como uma violência. Veja o que disse o deputado Ricardo Salles (PL-SP):

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

“Eu acho que toda invasão é uma violência, pelo menos ao direito de propriedade. De todo modo, quem invade tem que sofrer as consequências. […] Então você não pode ter pessoas praticando crimes e sendo ao mesmo tempo, beneficiadas por programas governamentais.”

O que o MST faz hoje?

Hoje em dia, assim como em tempos remotos, o MST luta pela desapropriação das terras improdutivas e se posicionam contra os projetos de barragens, grilagem de terras e o agronegócio. Nesse sentido e com a mesma ideologia, mais de 350 mil famílias vivem nos assentamentos de terras que conquistaram, ou invadiram, como muitos preferem dizer.

Mas com a nova PL em tramitação, pode ser que todas essas famílias percam os benefícios sociais do Governo Federal. Veja mais detalhes abaixo.

Impressionante: Atriz famosa sofre acidente de carro.

Perda de benefício para invasores de terra

Os benefícios sociais, como o Bolsa Família, poderão ser cortados de muitos brasileiros nos próximos dias. Isso pode acontecer porque durante esta semana, a Câmara dos Deputados está prevista para deliberar sobre o projeto de lei (PL 895/2023).

Essa PL quer determinar penalidades administrativas para as pessoas que invadem terras em todo o país. Nesse sentido, as sanções incluem a impossibilidade de tais invasores receberem assistência ou benefícios de programas sociais federais, assim como de ocuparem cargos públicos ou de comissão, e de contratarem com entidades governamentais.

Ou seja, pode ser que invasores de terra fiquem isentos de concorrer ao Bolsa Família, que vai ajudar mais de 20,8 milhões de famílias agora em abril do Governo Federal. Ademais, quem tem o benefício vai perder, caso o projeto seja aprovado.

Leia mais: Entenda como devem funcionar os carros voadores da Embraer no Brasil- Empresas já encomendaram veículos

Tramitação da PL 895/2023

Deputado João Daniel está na câmara com o boné vermelho do MST, votando contra a PL 895/2023.
Deputado João Daniel (PT-SE), defensor do MST, votou contra a PL 895/2023. (Fonte: Reprodução Google).

Esse projeto não é de agora. Em meados de abril, houve um pedido de urgência para o projeto. Mais especificamente, no dia 16 de abril (terça-feira), houve um placar de 293 votos a favor e 111 contra da nova PL na Câmara dos Deputados. Portanto, tudo indica que a partir de agora, ele vai tomar forma.

Mesmo que a maioria tenha sido a favor da PL, muitos se indignaram, como o deputado João Daniel (PT-SE), que defende os movimentos de ocupação de terras, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST):

Leia mais: Urgente: Meta lançou nova ferramenta de inteligência artificial que será usada no Instagram e WhatsApp

“Existe uma população que não tem terra, nem na cidade, nem no campo. Essa população tem o direito constitucional de lutar para ter a sua terra para produzir no campo e na cidade […] O MST ocupa áreas que são improdutivas, áreas que não cumprem a função social, áreas que estão abandonadas, áreas que são grandes devedores de bancos públicos, então nós precisamos diferenciar.”

Em resumo, o Governo Federal poderá economizar muito dinheiro se realmente aprovar a lei que vai contra benefícios sociais para invasores de terra. E como o país está passando por uma contenção de gastos e vendo como alternativa passar o pente-fino em benefícios do INSS e no Bolsa Família, essa também pode ser uma solução (viável ou não) para fechar o cofre público.

Mas muitos deputados são contra a PL que vai contra a distribuição democrática dos benefícios do governo. Por isso, continue nos acompanhando para saber mais atualizações sobre o assunto.

Veja também: saiba o dia exato de receber o abono!

VITÓRIA dos APOSENTADOS: NOVO PAGAMENTO EXTRA se aproxima – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.