HomeAposentadoPrevidência propõe nova queda nos Juros do Consignado

Previdência propõe nova queda nos Juros do Consignado

Excelente notícia para os beneficiários do empréstimo consignado! O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) decidiu adiar para dezembro a discussão sobre uma possível redução na taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o ministro Carlos Lupi, o conselho planeja retomar as discussões na segunda-feira do dia 04/12. Contudo, antes disso, o ministro destacou que ocorrerá uma reunião entre membros do CNPS e técnicos do Banco Central. Nesse sentido, confira a seguir qual é a intenção do governo em relação à redução do teto.

O Ministério da Previdência propôs reduzir as taxas máximas dos empréstimos

Nova redução na taxa de juros do consignado do INSS.
Nova redução na taxa de juros do consignado do INSS. (Fonte: Edição/ Notícia de Última Hora).

Então, como mencionado anteriormente, o governo optou por mais uma redução no limite dos juros para empréstimos consignados, e desta vez, os números são imperdíveis! Agora, o limite pode atingir 1,77% ao mês no consignado convencional, com as parcelas sendo descontadas diretamente da folha de pagamento do beneficiário.

Leia mais: URGENTE: Folha de Pagamento com 2 Surpresas – Você está na lista? Confira!

Além disso, para os cartões de crédito consignados do instituto, há uma previsão de redução de 2,73% para 2,62%. Contudo, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), que é um membro ativo do CNPS, propôs uma redução um pouco menor. A sugestão foi estabelecer o limite em 1,84% ao mês para o consignado convencional, em vez de 1,80%. Quanto ao cartão de crédito e ao cartão consignado de benefício, a redução seria de 2,73% para 2,67%.

Dessa forma, representantes do setor financeiro expressaram suas opiniões, defendendo o adiamento da possível redução apenas para a próxima reunião do Copom, marcada para a segunda semana de dezembro.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp

Juros do empréstimo consignado baixou pela 4ª vez

Pela quarta vez apenas neste ano, o CNPS está em discussão para reduzir o limite de empréstimo consignado para beneficiários do INSS. Isso se deve à orientação do Ministério da Previdência Social, que sugeriu que as reduções deveriam seguir os cortes da Selic, a taxa básica de juros da economia.

Leia mais: EXCLUSIVO: Aposentados, 13º Salário Vem em Dobro em 2023? Veja os detalhes!

Assim, no início de novembro, ocorreu a terceira redução no ano, após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central diminuir a Selic em 0,5 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano.

O conselho é composto por 15 membros, incluindo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, representantes do governo, aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empregadores.

Outras reduções do consignado em 2023

Em março, o CNPS tomou a decisão de efetuar a primeira redução no limite de juros para o consignado convencional destinado aos beneficiários do INSS. Dessa forma, o órgão optou por reduzir o teto de 2,14% para 1,70%, o que gerou um impacto significativo nas relações com os bancos.

Na ocasião, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e outros bancos privados decidiram suspender temporariamente a oferta desta linha de crédito, alegando que as taxas não seriam suficientes para cobrir os custos da operação.

Leia mais: Suspensão do Consignado por 180 dias – Veja quem tem direito e como solicitar! Confira os detalhes

Diante desse cenário, o conselho optou por aprovar um “meio-termo” e fixou o teto em 1,97%. Contudo, posteriormente, ocorreu uma nova redução no limite, diminuindo os juros de 1,97% ao mês para 1,91% no caso do empréstimo consignado convencional. Esse ajuste aconteceu logo após o Copom reduzir a Selic pela primeira vez em três anos.

Da mesma maneira, em outubro, o CNPS promoveu uma nova redução no limite de juros para o consignado com desconto em folha, reduzindo de 1,91% para 1,84% — mais uma vez, essa redução foi possível após um corte na Selic.

Veja Também:

SUSPENDA o PAGAMENTO dos seus EMPRÉSTIMOS HOJE – SUSPENSÃO dos EMPRÉSTIMOS! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.