HomeAuxílio BrasilNOVO SALÁRIO MÍNIMO impacta diretamente os beneficiários dos programas sociais! Entenda

NOVO SALÁRIO MÍNIMO impacta diretamente os beneficiários dos programas sociais! Entenda

Com o novo salário mínimo, entram em vigor alterações nos valores dos benefícios sociais. A partir de agora, os beneficiários do Bolsa Família e do Minha Casa Minha Vida vão receber um aumento de acordo com o reajuste. Além disso, outros programas também terão seus valores atualizados. Saiba mais sobre as mudanças:

O Bolsa Família é um programa social criado pelo Governo Federal que tem como objetivo combater a pobreza no Brasil. O programa funciona da seguinte maneira: famílias cadastradas recebem uma quantia em dinheiro para auxiliá-las nas despesas básicas (com alimentação, educação etc). Com o aumento do salário mínimo, os beneficiários deste programa Social irão perceber aumentos em seus benefícios.

Aprovação do novo salário mínimo

Em 12 de julho, o Congresso aprovou a Lei de Orientação Orçamentária (LDO). Estabelece um novo valor para o salário mínimo federal, que deve entrar em vigor no primeiro dia de 2023. Foi aprovado um valor de 1.294 reais, o que significa um aumento de pelo menos 6,77% entre este ano e o próximo.

Não são apenas os que recebem o equivalente ao salário mínimo que sentirão os efeitos do novo salário mínimo. Aliás, toda a população do país encontrará notícias deste valor ajustado. Seja recebendo benefícios sociais, ou tendo que pagar novos impostos.

Isso porque se o valor do salário mínimo em 2023 for realmente fixado em 1.294 reais, quem tem salário mínimo de 1,5 real terá que pagar Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Atualmente, a tabela do IRPF mostra que quem ganha mais de R$ 1.903,98 por mês deve pagar.

Em breve, mais pessoas serão contribuintes do imposto de renda, e seus salários serão “mordidos por um leão”. A tabela para determinação da renda mínima mensal para contribuinte não tem atualização desde 2015.

Os empregadores também devem planejar pagar a seus funcionários um valor mais alto. Até então o mínimo de 1.212 reais terá um adicional de 82 reais. Como resultado, os turnos noturnos, o pagamento de horas extras e outros custos também serão reavaliados.

O que muda com o reajuste no salário mínimo

Alguns benefícios sociais são baseados em um salário mínimo como piso ou teto para a transferência de salários aos beneficiários. Por exemplo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Secretaria do Trabalho.

Com o salário mínimo de R$ 1.294 serão alterados os pagamentos como:

INSS:

  • Máximo a ser pago mensalmente pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Mínimo a ser pago nas aposentadorias, e demais benefícios previdenciários de trabalhadores CLT;
  • Máximo a ser pago em aposentadorias e demais benefícios previdenciários para Micro Empreendedor Individual (MEI).

Abono salarial:

  • Máximo a ser pago no Programa de Integração Social (PIS);
  • Máximo a ser pago no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Seguro desemprego:

  • Mínimo a ser pago para trabalhadores em que é feita a média dos três últimos salários para definir o valor da parcela;
  • Máximo a ser pago para empregadas domésticas, pescadores e resgatados de trabalho semelhante a escravidão.

MEI:

  • Mudança no valor de contribuição para quem atua na categoria de serviços e indústria.

Como é determinado o valor do piso salarial?

O piso salarial é o valor mínimo para um determinado cargo, profissão ou função. Ele serve como uma referência para as negociações de salário e também estabelece o valor mínimo a ser pago pelas empresas.

Mas afinal, como é calculado esse valor? O primeiro passo é identificar os critérios que podem influenciar no cálculo do piso salarial, são eles: jornada de trabalho; localidade; natureza da atividade exercida; grau de escolaridade exigido para a função etc.

Após isso, busca-se comparar o mercado de trabalho em relação à oferta e demanda por profissionais qualificados naquela área. Com base nessa análise surge um padrão que servirá como parâmetro inicial nas negociações

Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI ENTÃO E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscre