HomeDESTAQUENovo RG já esta disponível veja como emitir

Novo RG já esta disponível veja como emitir

A distribuição do novo RG foi divulgada e pode ser distribuída gratuitamente em postos oficiais de instituições públicas nacionais como o departamento de segurança pública.

O documento está em um novo formato e vai se juntar ao antigo Registro Geral (RG) e ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Nessa linha, vale destacar que, embora o documento seja obrigatório para todos os cidadãos com menos de 60 anos, ele será substituído gradativamente, com a versão antiga válida até 2032.

De acordo com o Ministério da Economia, o novo estatuto só pode ser emitido a cidadãos que tenham atualizado os seus dados de previdência.

Para aqueles que não têm ou têm alguma informação incorreta pendente no arquivo, eles precisarão procurar ajuda da Receita Federal para resolver o problema.

Além disso, o modo de ID digital também funcionará com qualquer dispositivo móvel, seja iOS ou Android.

Portanto, a partir do momento em que você solicitar um novo documento, o órgão estadual poderá verificar seus dados de cidadania por meio da plataforma gov.br.

Quais estados vão começar a emitir o CID?

Começa a valer a partir de agosto do ano de 2022 o novo RG que vai começar a vale para os 8 Estados a seguir, confira:

  • Acre
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

Vale ressaltar que os outros Estados que não estão listados, vão começar a emitir o novo RG apenas em 2023, sem uma data específica para isso!

Quais as mudanças com o novo RG?

O CID, que também pode ser chamado de RG digital vai trazer o fim do RG que conhecíamos. Essa mudança está acontecendo porque no sistema atual, cada Estado tem a responsabilidade de fazer a emissão de uma numeração do RG, desse modo, caso a pessoa tentasse tirar a primeira via em um Estado e pedisse a segunda vida em qualquer outro Estado, ia ter dois números de RG diferentes, o que é um problema bem grande!

O sistema atual falta muita segurança, levando em conta que seria possível que o cidadão tirasse 27 números diferentes de RG, caso ele fizesse o pedido em cada Estado.

É ai que entra o novo RG(CID), com esse novo sistema, o número do CID não vai deixar que essa situação explicada acima aconteça novamente. Desse modo, a nova Carteira de Identidade Nacional não vai ser emitida por cada Estado e também vai ter no mínimo 11 dígitos do CPF. Ou seja, o novo documento quer unificar o RG com o CPF tornando válida a numeração do próprio Cadastro de Pessoa Física.

Com o objetivo de ser mais seguro, para ter acesso a esse documento, o cidadão vai ter que regularizar o seu CPF. De acordo com a própria Receita Federal, vai ter algum tipo de validação biográfica para o CID.

Porém é bom ressaltar que documento de identidade que está circulando vai ser valido por pelo menos 10 anos ainda, dessa forma, somente em 2032 o novo CID vai começar a ser obrigatório para todos os brasileiros.

Com funciona a atualização do meu CPF?

Para atualizar o seu CPF é muito fácil e rápido! Primeiramente você deve acessar o site da Receita Federal(www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf).

Então faça a alteração ou regularização do seu CPF e emitir seu novo rg por meio dos formulários eletrônicos abaixo:

Documentação em comum para todos os casos

  • Documento de identificação oficial com foto do interessado;

Para incluir nome social

Custo em unidades conveniadas

  • Tarifa  R$ 7,00

CANAIS DE PRESTAÇÃO

Se você quiser incluir nome social é importante que você marque um horário na Receita Federal, nesse caso os documentos necessários são:

  • Documento de identidade oficial com foto
  • Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral (dispensado durante o período eleitoral ou para menores de 18 anos)
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento, se no documento de identidade não constar naturalidade, filiação ou data de nascimento

Gostou das informações sobre o novo RG? Então não deixe de conferir as novidades nos links abaixo!

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.