HomeDESTAQUENovo Projeto da NASA: Estudo de Tempestades Solares Promete Grandes Descobertas! Saiba...

Novo Projeto da NASA: Estudo de Tempestades Solares Promete Grandes Descobertas! Saiba Mais Agora

A Nasa está se preparando para estudar como as tempestades solares podem afetar a superfície de Marte. A pesquisa será utilizada para preparar viagens ao planeta no futuro, tanto por robôs quanto por astronautas.

A decisão de realizar o estudo também foi motivada pelo Sol. O astro está em seu pico de atividade em 2024 — o que acontece a cada 11 anos e gera fenômenos como erupções solares e ejeções de massa coronal, lançando radiação nas profundezas do espaço.

Portanto, os astrônomos encontraram nesse fenômeno uma oportunidade para estudar os efeitos desse fluxo energético na atmosfera do Planeta Vermelho. Quer saber mais sobre o fenômeno da tempestade solar? Leia este artigo até o final!

Pico Solar: Desafios para Missões a Marte

Superfície de Marte
Novo Projeto da NASA: Estudo de Tempestades Solares Promete Grandes Descobertas! Saiba Mais Agora (Fonte: Reprodução Google)

Durante o máximo solar, previsto para os próximos meses, o Sol entra em um período de intensa atividade, caracterizado por erupções solares e ejeções de massa coronal (CME). Ao contrário da Terra, que possui um campo magnético protetor, Marte fica vulnerável a esses eventos, o que pode representar um desafio para futuras missões espaciais ao planeta vermelho.

CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Impacto das Tempestades Solares em Marte

As erupções solares são explosões gigantescas que ocorrem na superfície do Sol, enquanto as ejeções de massa coronal acontecem quando bolhas de gás são liberadas violentamente e sem aviso prévio. Quando esses eventos ocorrem em série, formam-se as tempestades solares.

Leia Mais: Veja agora Como evitar a compra por impulso?Confira as Dicas para se planejar e evitar o consumo impulsivo

Na Terra, esses fenômenos não são percebidos devido à proteção oferecida pelo campo magnético do planeta. No entanto, Marte perdeu seu campo magnético há muito tempo, tornando-o suscetível a essas explosões solares.

Esses estudos visam determinar que tipo de proteção radiológica será necessária para os astronautas quando eles pousarem no Planeta Vermelho no futuro. Além disso, as análises do pico de atividade solar também podem ajudar a explicar por que Marte passou de um planeta quente e úmido, semelhante à Terra, para o deserto congelado que é hoje.

Leia Mais: Acordo entre Casas Bahia e Bancos: Entenda os Detalhes da Recuperação Extrajudicial

Satélites da NASA

Para investigar os efeitos das tempestades solares em Marte, a NASA usará dois de seus instrumentos: o RAD, instalado no Curiosity, e o satélite MAVEN, em órbita do Planeta Vermelho. O RAD é capaz de monitorar a radiação de alta energia que pode impactar futuras missões tripuladas.

Leia Mais: Precatórios do INSS: Justiça Libera R$ 21,4 Bilhões para Aposentados – Veja os Detalhes de Como Receber

Ele ajuda a entender como as partículas solares interagem com a atmosfera marciana e como essa radiação pode influenciar a preservação de vestígios de vida microbiana antiga.

Em colaboração com o MAVEN e seu sistema de alerta para erupções solares e ejeções de massa coronal (CMEs), a equipe do Curiosity saberá o momento exato para analisar as mudanças nos dados do RAD. Essa estratégia também pode ajudar a determinar se as tempestades solares estão ligadas à perda de água em Marte.

Uma das teorias que explicam a escassez de água no planeta envolve as tempestades de poeira, frequentemente desencadeadas quando Marte está mais próximo do Sol em sua órbita. Os cientistas pretendem observar como uma tempestade global de poeira se comporta quando coincide com uma tempestade solar.

Leia Mais: Atenção Brasileiros: Governo Liberou extra de até R$2490 para um Grupo! Veja como se inscrever Agora

Veja também: INSS CANCELANDO BENEFÍCIOS

ATENÇÃO! INSS CANCELANDO BENEFÍCIOS – PROVA DE VIDA INSS 2024 +14° SALÁRIO INSS APROVADO? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.