HomeAposentadoNovo Consignado do INSS: Valor, Taxas de Juros e NOVO GRUPO –...

Novo Consignado do INSS: Valor, Taxas de Juros e NOVO GRUPO – Não Perca

A modalidade de crédito favorita dos aposentados do INSS é o empréstimo consignado, isso, pois, além de ser um benefício exclusivo dos aposentados, ela conta com taxas de juros mais baixas do que do crédito pessoal. Assim, vale a pena contratar essa opção, sobre tudo agora com a novidade que acabou de sair.

Dessa forma, este ano vimos inúmeras discussões a respeito do consignado do INSS. No primeiro semestre do ano, objetivo era negociar com os bancos uma taxa de juros que ficasse boa para todos. Após algumas discussões entre as instituições financeiras, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), chegou-se a uma decisão.

Consignado do INSS atualmente

A seguir você verá um resumo das principais mudanças feitas no consignado do INSS, não perca!
Confira a seguir, o novo valor, taxas de juros e público inédito do empréstimo consignado. (Fonte/Edição: Jornal JF).

A cobrança máxima de 1,85% na taxa de juros para empréstimo consignado foi definida recentemente, enquanto isso a taxa do cartão de crédito consignado reduzia para 2,83% ao mês, podendo essa chegar a 2,73% em breve. A taxa máxima de juros é, na verdade, o teto que os bancos não podem ultrapassar na oferta de empréstimo consignado.

Além disso, segundo o Ministro da Previdência Social, o objetivo é fazer com que a redução na taxa de juros acompanhe a redução na Selic.

“Nosso compromisso é que se houver nova baixa (da Selic) faremos uma reunião propondo nova queda nos tetos do consignado”, afirmou Lupi.

Leia mais: IMPERDÍVEL: Governo Confirma Pente-Fino e Corte de R$20 Bilhões no INSS – Consulte Aqui.

Agora, os bancos precisam deixar os aposentados e pensionistas com informações determinantes sobre o consignado do INSS. A determinação segue a ordem expedida pelo próprio instituto em 90 dias antes. Além disso, muda as regras de cobrança feitas nos empréstimos para quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada).

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

O que muda no empréstimo consignado do INSS?

A partir do dia 12 de outubro, as instituições financeiras terão que deixar os aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC a par dos empréstimos consignados, disponibilizando uma série de informações. Dessa forma, os bancos tiveram 90 dias para se adaptar as novas regras, e agora, eles precisarão colocá-las em prática.

Por fim, é de responsabilidade dos bancos tornar público aos seus clientes, por meio do Meu INSS, informações como:

Leia mais: Caixa LIBERA EXTRA de R$ 2,9 mil para um único grupo – Entenda como vai funcionar e quem tem direito

  • Taxas de juros mensal e anual;
  • Data do primeiro desconto;
  • Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual;
  • Valor pago a título de dívida do cliente (saldo devedor original) quando a operação for de portabilidade ou refinanciamento;
  • Valor do imposto sobre operações financeiras (IOF) incidente sobre a operação;
  • Informação diária das taxas de juros ofertadas para as novas operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício;
  • Número da Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da Central de Atendimento (CAC).

Veja Também:

OFICIAL: GOVERNO libera EMPRÉSTIMOS sem MARGEM em 36x SEM JUROS – VEJA como SOLICITAR! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.