Home14° SalárioNovidades: Bancos Liberam 14 Salário Antecipado para Aposentados – Confira!

Novidades: Bancos Liberam 14 Salário Antecipado para Aposentados – Confira!

O 14 Salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está sendo antecipado por bancos. O abono é um projeto que ainda está em análise na Câmara dos Deputados, proposto pelo Deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS em 2020, com o intuito de acrescentar um abono aos aposentados e pensionistas.

Continue a leitura e confira tudo sobre a antecipação do 14º salário do INSS. Será que vale a pena?

14 salário antecipado por bancos

Pagamentos antecipados do 14º Salário por bancos (Fonte: Edição / Jornal JF)
Pagamentos antecipados do 14º Salário por bancos (Fonte: Edição / Jornal JF)

Como foi dito anteriormente, o Projeto de Lei (PL 4367/2020) ainda está em análise, ou seja, não foi aprovado, no entanto, há bancos que estão oferecendo uma maneira de antecipar os pagamentos do 14º salário.

Leia Mais: VITÓRIA: Descubra AGORA os 7 DESTINOS DE VIAGEM MAIS ACESSÍVEIS e ENCANTADORES para IDOSOS -Confira!

Essa maneira se trata, na verdade, de um empréstimo. Desse modo, é importante entender que o projeto ainda não foi aprovado, e que não existe uma garantia de que o 14º salário do INSS será pago.

É importante que o segurado tenha isso em mente ao fazer a antecipação com os bancos, pois como a antecipação dos bancos se trata de um empréstimo, o aposentado ou pensionista vai ter que arcar com os custos do mesmo. Portanto, é necessário se planejar financeiramente para o pagamento, sem contar com o valor do 14º salário caso ele seja aprovado.

Além disso, a oferta de antecipação do abono salarial do décimo quarto salário do INSS trata-se de um empréstimo pessoal, onde a incidência de juros é muito maior do que a oferta ao mesmo grupo de beneficiários por meio do consignado. Desse modo, é preciso avaliar se vale mesmo a pena a contratação do crédito.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Entenda o projeto do 14º salário dos aposentados e pensionistas

O Projeto de Lei para a implementação do décimo quarto salário aos aposentados e pensionistas do INSS foi proposto pelo deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS em 2020.

Leia Mais: Antecipação do 13º salário dos aposentados: Ministro assegura pagamento antecipado – Confira

O principal propósito do décimo quarto salário era proporcionar suporte adicional às pessoas que receberam o décimo terceiro adiantado durante o período da pandemia de COVID-19, já que muitos acabam gastando todo o dinheiro no início do ano, e no final do ano acabam ficando sem dinheiro para pagar as contas.

O projeto já passou por diversos processos legislativos, no entanto, não obteve aprovação. Portanto, até o momento não há previsão para o pagamento do décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS.

Valores do 14º salário

A proposta visa conceder um pagamento equivalente a um salário mínimo, embora possam ocorrer variações de acordo com o valor recebido por cada beneficiário do INSS.

Para calcular o décimo quarto salário, proceda da seguinte maneira: divida o valor do salário base pelo número de meses do ano e multiplique o resultado pelo número de meses em que você recebeu o benefício.

Leia Mais: Acaba de sair: Data de pagamento do Décimo Terceiro Salário do INSS Confirmada – Confira

Quem vai ter direito ao 14º Salário ?

Caso o projeto seja aprovado, os aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio-reclusão, assim como aqueles que recebem auxílio-acidente e auxílio-doença, serão beneficiados com o 14º salário, o qual é caracterizado como um abono.

É relevante destacar que os beneficiários do BPC não serão considerados elegíveis para receber esse valor adicional.

Veja Também: SAIU na GLOBO: INSS NÃO deve ANTECIPAR PAGAMENTO do 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS 2024?

SAIU na GLOBO: INSS NÃO deve ANTECIPAR PAGAMENTO do 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS 2024? SAIBA AGORA! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.