HomeInssNOVIDADE: Nova margem de 45% aprovada!

NOVIDADE: Nova margem de 45% aprovada!

Recentemente os senadores aprovaram no Plenário o projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 1.132/2022, que aumenta para 45% a margem do empréstimo consignado para os servidores públicos federais. O relator foi o senador Plínio Valério (PSDB-AM). O PLV 28/2022 segue para sanção!

Entenda mais informações sobre essa grande novidade sobre a margem de 45% para servidores públicos federais no artigo em seguida!

Leia em seguida: Salário mínimo vai aumentar em 2023, veja os novos valores agora!

O que é o acréscimo na margem para servidores públicos federais?

Um acréscimo moderado da margem do consignado para obter recursos nessa linha de crédito é vantajoso por ser a opção que menos representa riscos para as instituições financeiras e que menos onera os seus devedores!

Essas baixas taxas de juros acontece exatamente por conta da baixa probabilidade de inadimplência do empréstimo consignado.

O texto original, em que fora publicado no começo de agosto, foi editado pelo Executivo aumentando para 40% a margem do crédito consignado, o que foi ampliado pela Câmara dos Deputados e confirmado pelos senadores. A divisão dos 45% de margem ficou da seguinte maneira:

  • 35% empréstimo consignado
  • 5% reservados somente para amortização de despesas ou saques de cartão de crédito;
  • 5% para o cartão consignado.

Anteriormente, o limite era de 35%, sendo, 30% para empréstimos com desconto diretamente na folha de pagamento e os outros 5% para o cartão de crédito consignado.

Vale ressaltar que fica proibida a abertura de novas consignações quando a soma dos descontos e das consignações chegar ou passar o limite de 70% da base do consignado.

Leia em seguida: GOLPE DO PIX: Entenda o que fazer para não cair no golpe!

Quem vai ter direito a essa margem?

Segundo o texto, quando leis ou regulamentos específicos não definirem percentuais maiores, o limite deverá ser aplicado como percentual máximo para empréstimos dos seguintes grupos:

  • Empregados públicos federais da administração direta autárquica e fundacional;
  • Servidores públicos federais inativos;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Militares do Distrito Federal e dos ex-territórios federais;
  • Pensionistas de servidores e de militares das Forças Armadas, do Distrito Federal e dos ex-territórios;
  • Militares da inatividade remunerada.

Vale destacar que durante a contratação do empréstimo consignado, o tomador do crédito deverá ser informado sobre o custo efetivo total e sobre o prazo para quitação integral dessa dívida.

Gostou das informações sobre essa grande novidade da nova margem de 45% aprovada para servidores públicos federais? Então não deixe de dar uma olhadinha nas dicas a seguir para não ficar de fora de nenhuma novidade aqui no Blog João Financeira!

Leia em seguida: Motorista recebe indenização de R$25 mil após ofensas raciais!

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Confira em seguida:

FOI LIBERADO: Dinheiro MESMO SEM MARGEM + R$8000 na CONTA – Novo Saque liberado para TODOS do INSS! (Fonte: João FinanceiraTV)