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Nova carteirinha dos idosos para aposentados: Conheça os benefícios e como solicitá-la!

Os aposentados podem solicitar a nova carteirinha do idoso para obter algumas vantagens exclusivas. Esse documento serve para identificação dessas pessoas e para solicitar é rápido e prático, sem necessidade de se deslocar até algum local de forma presencial, pois tudo pode ser feito on-line. Confira agora!

A nova carteirinha dos idosos é um documento de identificação, que conta com os dados pessoais e um QR code para conferência de sua autenticidade. Alguns aposentados e idosos em geral podem solicitar e obter vantagens caso se enquadrarem nos quesitos para solicitar.

Como funciona a nova carteirinha dos idosos

A nova carteirinha dos idosos serve para garantir alguns benefícios exclusivos para esse público. Existe um critério de renda para que essas pessoas possam solicitar. No Brasil, existe o Estatuto do Idoso que assegura alguns direitos, como descontos e atendimento preferencial, dessa forma, a carteirinha seria uma forma de identificar essas pessoas.

Esse documento garante desconto de 50% nas passagens de transporte público. Além disso, existe um QR Code para que a empresa de transporte possa escanear e confirmar a autenticidade da carteirinha.

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Quem pode emitir a nova carteirinha dos idosos?

A pessoa idosa que tem uma renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos pode retirar a carteira do idoso. Além disso, precisa realizar o Cadastro Único e mantê-lo atualizado, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver alguma mudança nos dados cadastrais.

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Como emitir a carteira do idoso?

O idoso que se enquadra nas regras pode solicitar a carteira e emiti-la de forma on-line. Após seguir os passos necessários, basta o idoso fazer o download e imprimir, se desejar.

Para realizar a emissão, é preciso acessar a plataforma específica da Carteira do Idoso. Basta acessar o link a seguir (CLIQUE AQUI). Na tela de início, há o campo “Emitir carteira”. O sistema vai pedir login e senha, que é o mesmo da plataforma gov.br.

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Já possuindo o cadastro no gov.br, basta digitar o CPF, clicar em “continuar”. Logo após, abre a tela principal e você deve clicar novamente em “emitir carteira”. Outra página se abre com diversas opções, inclusive para validar a carteira. Como você está solicitando, deve clicar na primeira opção “emitir carteira da pessoa idosa”.

Mas, se você não tiver esse acesso a plataforma do Governo, basta acessar o gov.br e criar, seguindo o passo a passo. Esse login dá acesso ao Meu INSS, carteira de motorista digital, dentre outros sistemas do Governo Federal.

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Fonte: João Financeira.