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Não perca as Vantagens da Nova Carteirinha do Idoso – Veja como solicitar

A nova carteirinha do idoso proporciona às pessoas com mais de 60 anos benefícios complementares e podem ter acesso a uma série de serviços. Portanto, é um documento repleto de vantagens. 

A solicitação do documento pode ser feita no CRAS ou pela internet. Assim, todos podem ter acesso a essa carteira.

Confira, a seguir, como emitir a nova carteirinha do idoso. Boa leitura.

Entenda o que é a nova carteirinha do idoso

Nova carteirinha do idoso emitida pela internet (Fonte: Edição / Jornal JF)
Nova carteirinha do idoso emitida pela internet (Fonte: Edição / Jornal JF)

A carteira do idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos. Portanto, serve para ter acesso à gratuidade no transporte entre estados e garantir descontos na compra de passagens.

Todavia, ela é um benefício social garantido pela Lei 10.741/03 e tem validade de 2 anos. Mas para ter acesso, a nova carteirinha do idoso deve-se comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos.

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A carteira da pessoa idosa, como também pode ser chamada, é vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Todavia,  bastante comum entre os aposentados e pensionistas do INSS.

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Para o que ela serve?

Como dissemos, a nova carteirinha do idoso serve para que pessoas com mais de 60 anos de idade tenham acesso à gratuidade ou desconto em passagens entre os estados. Portanto, o documento vale em todo o território nacional e é obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes.

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Veja o que consta na nova carteirinha do idoso:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número de documento de identificação;
  • Número do CPF;
  • NIS;
  • Data de expedição e validade;
  • QRCode.

Como emitir o documento pela internet?

Para emitir a carteira do idoso pela internet é bastante simples. Portanto, veja o passo a passo que montamos para você:

  • Entre no site Carteira do Idoso;
  • Selecione a opção desejada em “Emitir Carteira”;
  • Faça o Login na conta Gov.br;
  • Faça o pedido da Carteira do Idoso, clique para utilizar seus dados. em “Autorizar”;
  • Na tela seguinte, você encontrará as opções de emitir serviços que são: Emitir Carteira de pessoa idosa; Ver carteiras; Validar; Relatório.

Após emitir sua nova carteirinha do idoso, você pode imprimir ou salvar em seu computador ou celular.

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No entanto, caso não queira pedir sozinho pela internet, solicite junto ao CRAS. Mas deve-se comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do NIS.

A carteira do idoso tem a validade de 2 anos. Todavia, no documento tem o prazo de validade, por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova.

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