HomeMargem SocialMargem Social: Conheça regras e valores que podem ser liberados

Margem Social: Conheça regras e valores que podem ser liberados

A margem social do consignado é uma das propostas mais aguardadas dos últimos anos. Criou-se o projeto durante a pandemia do coronavírus.

O propósito era ajudar as pessoas a terem melhores condições de enfrentar a crise financeira. Todavia, o projeto não foi aprovado na época. 

Muitos aguardam a liberação da margem social em 2023. Será que ela sai? Confira!

O que é a margem social?

A margem social é um projeto de lei descrito no PL nº 4.732/2020, que trata da possibilidade de crédito extra, além da margem consignável. Portanto, entende-se o crédito como um direito de acesso ao empréstimo consignado, não submetida ao percentual máximo estabelecido em lei.

Hoje, a porcentagem total de comprometimento com crédito consignado se difere entre algumas categorias de beneficiários. A margem consignável do INSS abrange aposentados e pensionistas da Previdência Social e os titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada), com percentual de 45% da renda líquida.

Leia mais: 15 Vantagens do novo cartão benefício do INSS! Veja!

Estabelecida pela Lei nº 14.431/2022, divide-se em: 

  • 35% para operações de empréstimo consignado,
  • 5% para o cartão de crédito consignado;
  • 5% restantes são exclusivos para o cartão consignado de benefício. 

Mas para os trabalhadores celetistas a margem consignável, atualmente, é de 40% da renda líquida. Divide-se em:

  • 35% destinado ao empréstimo;
  • 5% ao cartão de crédito consignado.

A ideia do Projeto de Lei citado acima é oferecer um crédito extra, além da margem. Portanto, provê condições para que as pessoas interessadas possam recorrer ao crédito consignado.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Quem tem direito?

A margem social do consignado estará disponível para as categorias já atendidas pela modalidade de empréstimo consignado. Todavia, são elas:

Leia mais: Cuidado para não ser surpreendido com o corte da sua aposentadoria; saiba como evitar o pente fino do INSS

  • Aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social (INSS);
  • servidores públicos ativos e inativos municipais, estaduais e federais e respectivas pensionistas, 
  • militares ativos e inativos e respectivas pensionistas.
  • Vale ressaltar, no entanto, que mesmo que se enquadre nas categorias acima, o tomador estará sujeito a análise de crédito para ter a aprovação do dinheiro, pelas instituições financeiras. 

Mas os requisitos variam conforme a instituição escolhida.

Regras do empréstimo 

O PL é de autoria do deputado Pompeo de Mattos, baseado em iniciativa popular do advogado Sandro Lúcio Gonçalves. Vale ressaltar que o PL 4.732/2020 foi aprovado em 8 de julho de 2020, na Comissão de Seguridade Social e Família.

Leia mais: Idosos podem economizar dinheiro com esses 8 direitos garantidos; veja lista

A instituição da margem social INSS oferece uma proteção justa a esse público e sem desequilíbrios para o sistema bancário. Afinal, considerando-se a capacidade de pagamento decorrente da segurança da renda do aposentado e pensionista.

A margem social foi aprovada?

A margem social de R$ 20 mil ainda não percorreu todas as etapas necessárias para que um projeto se torne lei. Portanto, ainda não teve aprovação

Mas vale citar que o projeto da margem social tramita em regime de prioridade. Caso aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, ela segue para a de Finanças e Tributação; e Constituição, Justiça e Cidadania.

E, por fim, deve seguir para sanção presidencial. Caso aprovada, sem modificações, publica-se o PL e, assim, terá força de lei. Há grandes expectativas para ela ser aprovada em 2023.

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Veja Também:

GOVERNO ALTERA taxa de JUROS e + nova MODALIDADE de CRÉDITO CONSIGNADO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Fonte: João Financeira.