HomePresidente LulaMaravilha: Novo aumento de margem é confirmado para os aposentados

Maravilha: Novo aumento de margem é confirmado para os aposentados

Eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) define novo salário mínimo reajustado para 2023 e com isso também vem um novo aumento de margem. O governo ainda não começou, mas já há uma previsão de quanto será o salário mínimo em 2023.

Um PEC de transição para futuros governos propõe novos valores. Wellington Dias (PT), um dos responsáveis ​​pelas discussões da equipe de transição, foi quem prestou as informações, segundo o senador eleito pelo Piauí.

Como funcionará o cálculo do novo aumento da margem?

De acordo com o senador eleito Wellington Dias, será diferente a nova regra de cálculo do salário mínimo a partir de 2023. A partir do próximo ano, deve fazer considerada a média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos últimos cinco anos.

Segundo a equipe de transição do presidente eleito, a regra para o novo aumento de margem também beneficiará os aposentados do INSS. Isso porque os beneficiários também receberão seus salários e outros benefícios com base no valor atual do salário mínimo.

Além de beneficiar os aposentados, o novo valor do salário mínimo poderá estender esses benefícios aos beneficiários da assistência federal, como o Auxílio Brasil, além de outros programas atuais, já que esses valores são baseados no salário mínimo.

Leia em seguida: URGENTE! Margem Social libera R$20.000 para você! Confira

Nova margem para 2023

Aposentados e pensionistas do INSS estão muito interessados ​​na possibilidade de um novo aumento de margem para 2023. O valor exato de um benefício que usa o salário mínimo como teto de pagamento para os beneficiários permanece incerto, pois o método de cálculo a ser usado não foi determinado.

Entre 2006 e 2019, a fórmula atual considera a inflação do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dois anos antes para definir o valor do novo salário mínimo. Essa é a lógica esperada pela maioria dos aposentados e sindicatos de trabalhadores, atestando o expressivo crescimento do poder aquisitivo da classe baixa nesse período.

No entanto, um extenso estudo econômico de apoio a Lula propõe um cálculo diferente do utilizado por 13 anos. Acadêmicos acreditam que o melhor a fazer para a economia do país neste momento é um reajuste do salário mínimo com base na média do PIB dos últimos cinco anos, o que resultaria em um crescimento real de 1,3%.

O reajuste do salário mínimo para substituir a inflação no atual orçamento do governo este ano resultará em um aumento de 90 reais. Ou seja, passará de 1.212 reais para 1.302 reais em 2023. No entanto, mesmo nas projeções orçamentárias, o novo valor do salário mínimo pode ser determinado por decreto presidencial, que costuma ser estabelecido no início do ano.

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.