HomePresidente LulaLula vai lançar programa para ajudar quem está com nome sujo a...

Lula vai lançar programa para ajudar quem está com nome sujo a pagar dívidas

Em seus discursos após a vitória eleitoral, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o programa para limpar nomes e disse que pretende combater a pobreza, dando atenção especial aos mais pobres e promovendo o desenvolvimento inclusivo.

Ao longo da campanha, ele mencionou algumas das medidas que pretende tomar na frente econômica.

Veja abaixo o que o presidente já disse sobre os itens da agenda econômica.

Leia em seguida: ATENÇÃO! Prova de vida do INSS: fique atento para não perder a aposentadori

Lula fala sobre endividamento da população

Para combater o endividamento das famílias, que avançou neste ano e bateu recorde em meio à corrida eleitoral para presidente da República, o presidente eleito prometeu lançar o programa Desenrola Brasil.

O objetivo é renegociar as dívidas de “milhões famílias que estão inadimplentes, oferecendo grandes descontos e juros baixos”, informou seu comitê de campanha na semana passada.

Segundo o plano de governo, a ideia é avançar na regulação e incentivar “medidas para ampliar a oferta e reduzir o custo do crédito. Ampliando assim a concorrência no sistema bancário”.

Material de campanha do PT diz que será criado pelo governo um fundo que garantirá crédito para possibilitar a renegociação de dívidas. Tanto no comércio ou contas da casa – que não se enquadram em “bancárias”.

“Os credores que aceitarem participar do programa deverão oferecer opções de desconto, sendo que os que oferecerem o maior terão prioridade”, diz.

No caso das dívidas com bancos, a proposta de liberar para as instituições financeiras depósitos “compulsórios” . Rercionando “condições adequadas de desconto, prazo e custo para que as famílias paguem suas dívidas acumuladas no cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal”.

O BC, entretanto, é autônomo, com mandato fixado para a atual diretoria até 2024 e teria de concordar com a proposta. O atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro.

Salário mínimo

Na reta final da campanha eleitoral de 2022, um dos temas dos candidatos à presidência da República é que a fixação do salário mínimo ganhou manchetes nos jornais e teve lugar em discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em comício em Juiz de Fora (MG) na semana passada, Lula reafirmou que, se eleito, retomará a política de aumento do salário mínimo com reajustes acima da inflação. PIB), ou seja, a produção total do país naquele ano.

Em agosto, o governo federal apresentou à Assembleia Nacional uma proposta de salário mínimo de 1.302 reais para 2023, ajustado apenas pelas estimativas de inflação deste ano (calculadas na época). Este será o quarto ano em que o salário mínimo não aumentou de fato, ou seja, não superou a inflação.

Leia em seguida: VITÓRIA na JUSTIÇA: INSS vai pagar uma BOLADA para alguns grupos! Consulte

Dica Bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.