HomeDinheiroLucro do FGTS: Saiba como calcular o valor que você vai receber

Lucro do FGTS: Saiba como calcular o valor que você vai receber

A definição do lucro do FGTS chegou, O Conselho Curador do Fundo de Garantia de tempo de serviço (CCFGTS), após muitos dias de indefinição, definiu a distribuição de R$13,2 bilhões entre os cotistas, valor correspondente ao saldo nas contas FGTS no dia 31 de dezembro de 2021.

Como funciona o sistema de lucro do FGTS?

O pagamento do lucro FGTS é feito de acordo com o crédito nas contas que os trabalhadores tinham no dia 31 de dezembro de 2021, multiplicado por 0,02748761, ou seja, todo o valores em saldo na sua conta do FGTS deve ser multiplicada por 0,02748761.

Além disso, apenas será considerado valores para lucro do FGTS o saldo do dia 31 de dezembro de 2021.

Para consultar seu valor de lucro do FGTS, basta verificar a liberação do novo saldo em sua conta no mês de agosto, conforme as seguintes ferramentas:

  • Através do aplicativo do FGTS disponível para celular Android e iOS;
  • Site do FGTS fgts.caixa.gov.br;
  • No Internet Banking CAIXA, até então para os clientes do banco.

De acordo com o extrato do FGTS, constará a seguinte informação referente ao lucro do FGTS “cred dist resultado ano base 12/2021”.

Portanto, conforme a Caixa, mesmo que seja pago em 2022, o novo rendimento é com base em 2021. Além disso, quem sacou depois de 31 de dezembro de 2021 não perde o rendimento. Entretanto quem fez o saque antes desta data só recebe valores com base no que tinha em conta até o último dia do ano.

O recebimento de parte do lucro do FGTS pelos trabalhadores até então não muda as regras para saque dos valores. É importante ressaltar que as retiradas só podem ser feitas de acordo com as condições fixadas em lei, como aposentadoria, demissão, saque aniversário, compra da casa própria, entre outras modalidades de saque.

Por fim, para dúvidas, a Caixa disponibiliza os seguintes telefones de contato: 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0104 (demais regiões).

Continue acompanhando nosso blog e receba informações atualizadas sobre o pagamento dos lucros do FGTS.

Multa de 40% do FGTS: lucro incluído no cálculo?


40% da multa será pago imediatamente ao trabalhador com carteira assinada, uma vez que o trabalhador seja dispensado sem justa causa. O empregado também tem o direito de sacar todo o saldo acumulado do FGTS.

No entanto, no caso de multas por despedimento, 40% aplica-se apenas ao valor total dos depósitos a longo prazo do empregador e também a 3% do rendimento anual. Os lucros do FGTS não entram na conta e são excluídos da conta.

Resumindo: os lucros do FGTS não são incluídos no cálculo da multa rescisória de 40% do FGTS.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.