HomeRevisão da Vida TodaLeis trabalhistas: Aposentado que continua trabalhando pode pedir a revisão?

Leis trabalhistas: Aposentado que continua trabalhando pode pedir a revisão?

Os aposentados que continuam trabalhando podem pedir a revisão da vida toda?

Os cidadãos brasileiros que recebem benefícios do INSS podem trabalhar de carteira assinada, contanto que não seja um benefício por invalidez. É muito comum o aposentado permanece na empresa ou busca outra carreira para complementação de renda, ainda mais no momento de crise econômica que o pais está passando!

Os aposentados que continuam trabalhando devem continuar contribuindo para o INSS, isso porque ele ainda vai ser visto como contribuinte obrigatório, entretanto muitos desses aposentados se perguntam se seria possível fazer o pedido de uma revisão de benefício mesmo estando trabalhando.

Pensando nisso fizemos o artigo a seguir, que vai explicar melhor como funciona esse caso!

Leia em seguida: Saque Aniversário: Como solicitar adiantamento da maneira correta

Quais benefícios do INSS podem ser pagos mesmo com o cidadão trabalhando?

Veja a seguir quais tipos de aposentadorias permitem que o profissional continue trabalho de acordo com a legislação:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria Híbrida;
  • Aposentadoria Rural.

Nessas opções o trabalhador pode continuar ou não trabalhando após ter o benefício concedido. Mas vale ressaltar que em alguns casos não é possível que o beneficiário trabalhe após conseguir sua aposentadoria, como por exemplo: 

  • Aposentadoria por incapacidade permanente, antiga Aposentadoria por invalidez 
  • Aposentadoria dos servidores públicos (exceto quando exercer outro cargo)
  • Aposentadoria especial (não é permitido permanecer trabalhando com atividades prejudiciais a sua saúde e integridade)

Leia em seguida: Novo cartão dos aposentados já está liberado: Confira

Como funciona a revisão para quem ainda trabalha?

O aposentado que continua trabalhando pode sim fazer o pedido da revisão, chamada de desapontação que nada mais é o caso em que o cidadão abre mão da aposentadoria para ter alguma vantagem maior no INSS.

Entretanto é importante se atentar que não é mais possível fazer isso hoje em dia,isso porque em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a desaposentação era contra as regras da Constituição Federal (ou seja, inconstitucional). 

Durante o final de 2021, alguns deputados e senadores se mobilizaram e criaram um Projeto de Lei (PLS 172/2014) que viabilizaria a desaposentação.

Por se tratar de um Projeto de Lei, ainda não é possível entrar com um pedido de revisão, sob a justificativa da desaposentação para os aposentados que continuam trabalhando.

Entretanto, vale ressaltar que esse Projeto de Lei já foi aprovado em algumas comissões legislativas, e agora está avançando para a Câmara dos Deputados.

Caso seja de fato aprovada e sancionada pelo Presidente da República, os aposentados que continuam trabalhando vão poder sim fazer a solicitação da revisão dos seus benefícios!

Gostou das informações sobre o a revisão para os aposentados que continuam trabalhando? Então não deixe de conferir os links a seguir:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.

Confira em seguida: