HomeBPCINSS: Grana EXTRA liberada aos brasileiros- Saiba quem recebe

INSS: Grana EXTRA liberada aos brasileiros- Saiba quem recebe

Viu isso? Brasileiros podem receber grana extra liberada pelo INSS. Para saber se você recebe e outros detalhes, acesse aqui:

Muitas pessoas não sabem, mas podem receber uma grana extra de R$ 1.212,00 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse é um dos benefícios previdenciários oferecidos pelo Órgão. Entretanto, pode contemplar quem nunca realizou contribuições. Mas, requer que o solicitante se encaixe em alguns critérios para fazer jus ao recebimento.

Trata-se do Benefício de Prestação Continuada, muito conhecido como BPC/LOAS. O qual, visa um grupo especial de brasileiros. Ou seja, pessoas com deficiência (mental, física, sensorial e intelectual), bem como, idosos com idade igual ou superior a 65 anos.

O BPC/LOAS consiste em um benefício que possui caráter assistencial. Mas conta com o INSS, para realizar sua manutenção, desde a análise do direito até seu pagamento em caso de aprovação. Por esse motivo, as contribuições não são exigidas aos solicitantes.

Entretanto, há algumas desvantagens para os beneficiados. Isso porque, não recebem o 13° salário pago pelo INSS aos demais beneficiários. Além disso, em caso de falecimento do segurado, seus dependentes não tem acesso a pensão por morte. Todavia, seu salário de benefício passa por correções anuais. Assim, conforme atualiza o piso nacional, o valor do BPC/LOAS também passa por reajuste.

Quem tem direito a receber o BPC/LOAS?

Como já mencionado, o benefício é pago pelo INSS a um grupo específico. Composto por idosos que com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. Dessa forma, não basta apenas se enquadrar em um desses públicos. Se torna indispensável, ter o cadastro no CadÚnico, bem como, renda familiar per capita de até R$ 303,00.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Sendo que o Governo Federal, por meio do Cadastro Único (CadÚnico), realiza a identificação das famílias que se encontram em condição de vulnerabilidade social. E, ainda, verificar informações adicionais em relação a eles e sua localização. No entanto, o munícipio no qual residem, fica responsável pela atualização gratuita do CadÚnico.

Nesse sentido, o CadÚnico permite o seu direito de acesso ao BPC/LOAS mantido pelo INSS. Além disso, a outros programas sociais ofertados pelo Governo do País. Por isso, tenha seus dados atualizados para garantir sua participação. Mas observando as normas exigidas de acordo com cada um.

Se você ainda não possui inscrição no CadÚnico, e deseja solicitar o BPC/LOAS ao INSS, há duas opções para fazer. Ou seja, através de um pré-cadastro no Aplicativo Cadastro Único ou na versão web. Pois ao preencher seus dados, por esse meio, facilita a efetivação.

Mas, atenção, feito o pré-cadastro, você devem comparecer dentro de 120 dias a um Posto de Atendimento do Cadastro Único. E, então, fazer a apresentação de seus documentos, de seus familiares e demais adicionais que forem requeridos.

A outra opção, é fazer inscrição no CRAS do seu município. Pois se trata de um Centro de Atendimento, que presta auxílio nessa questão. Além disso, se destina a beneficiários do BPC/LOAS, inscritos no CadÚnico, idosos, crianças e adolescentes.

Como solicitar o BPC/LOAS?

Para fazer a solicitação do BPC/LOAS há dois meios. Ou seja, pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento, telefone 135.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.