HomeAposentadoINSS: Como tirar o extrato da aposentadoria?

INSS: Como tirar o extrato da aposentadoria?

Aprenda de forma rápida e fácil a consultar e emitir o extrato da aposentadoria. O passo a passo você confere aqui:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através do aplicativo Meu INSS, oferece aos seus segurados a consulta ao extrato de aposentadoria. Pois através desse documento, é possível realizar a verificação de todas a movimentações, pelas quais seus benefício passou ou estejam previstas para acontecer.

A consulta ao extrato de aposentadoria, pode ocorrer de uma forma muito simples. Pois o INSS permite que a emissão do documento aconteça via internet. Sendo assim, o beneficiário da Autarquia não precisa sair da sua casa, para que consiga verificar seus dados em relação ao benefício previdenciário.

O que é extrato de benefício do INSS?

O extrato de aposentadoria ou extrato de benefício do INSS, pode ser emitido pelo segurado sem custo algum. Sendo assim, uma forma de garantir que tenham acesso as informações, que diz respeito ao seu benefício. Assim, através do extrato é possível fazer a verificação, por exemplo, das datas dos seus pagamentos, a instituição responsável pelo repasse e o número do seu benefício.

Além disso, o extrato de aposentadoria permite verificar as informações sobre o 13° salário do INSS, pago de forma anual. Ou possíveis valores acrescidos ou descontados em cada mês.

Quais dados encontro no extrato de pagamento?

Com o extrato de aposentadoria, você vai pode consultar os dados de benefícios ativos ou inativos. Desse modo, devem constar os débitos de empréstimos consignados se houver, descontos do Imposto de Renda (IR) para quem faz o pagamento e outros dados.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp

Como tirar o extrato de aposentadoria pela internet?

Sobretudo, para conseguir emitir o seu extrato de aposentadoria, basta fazer o passo a passo a seguir:

1.° – Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, clique na opção “Entrar em Gov.br”;

2.° – Faça login com seu CPF e senha do login Gov.br;

3.° – Na tela inicial, clique na opção “Extrato de Pagamento”;

4.° – Feito isso, você consegue verificar as competência disponíveis. Dessa forma, basta selecionar a que deseja consultar e clicar em cima para ver todos os detalhes.

5.° – Em seguida, é possível analisar as informações do seu pagamento, bem como, os descontos. Caso deseje fazer a impressão do extrato ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”.

Solicitar o extrato de aposentadoria para retirada em uma Agência do INSS:

Há muitos segurados do INSS, que não possuem internet ou tem dificuldade de emitir o extrato de aposentadoria pela internet. Então, para fazer a retirada do documento em uma Unidade do Instituto, precisa fazer um prévio agendamento. Se esse for o seu caso, siga as instruções abaixo:

1.° – Faça login no site ou aplicativo Meu INSS;

2.° – Na página inicial, procure e clique na opção “Novo pedido”;

3.° – Digite no campo pesquisar “Extrato de pagamento” e siga as instruções para continuar.

Em seguida, uma data e horário vão ser gerados, para que você compareça na Agência do INSS e retire o extrato de aposentadoria. Para isso, leve seu documento pessoal com foto para a sua devida identificação pelo servidor.

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO FACEBOOK DO BLOG!

Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.